Campus Party começa em São Paulo com internet de 50Gbps e meta de "mudar código fonte do mundo"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/02/2015 às 12:08

Paco Ragageles, presidente da Campus, recebe os campuseiros. (Divulgação). Paco Ragageles, presidente da Campus, recebe os campuseiros. (Divulgação).

cpp

A Campus Party foi aberta oficialmente em São Paulo nesta terça (3), no São Paulo Expo (Imigrantes), em São Paulo. O maior evento de tecnologia do mundo espera receber 10 mil campuseiros até o final de semana com cerca de 700 horas de programação entre palestras, maratonas de negócios e hackathons. O foco do evento, por mais um ano, será o empreendedorismo.

LEIA MAIS

Campus Party tem Miguel Nicolelis, Beakman e foco empreendedor

Um dos maiores destaques da feira é sua conexão ultrarrápida, que este ano chega a 50 Gbps, além de 3G e 4G. "É uma infraestrutura compatível com a necessidade de uma cidade do porte de Fortaleza ou Belo Horizonte", disse Carlos Eduardo Valente, presidente da Telefonica/Vivo, patrocinador que fornece a tecnologia de banda larga usada no evento. O Wi-Fi, no entanto, ainda não estará disponível. Segundo Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil, a tecnologia atual do wireless não permite uma conexão simultânea e estável para um número tão grande de pessoas. "Impossível pegar Wi-fi corretamente em uma área tão grande e sem separação de paredes".

O link de 50Gbps não sofre interferência de redes externas e será dividida entre todos os participantes. A velocidade local será de 1Gbps. Já o download será de 200 Mbps no máximo, através de alguns cabos de fibra ótica espalhados pelo pavilhão. Os valores podem variar de acordo com a demanda.

Campuseiros aguardam a abertura dos portões: 10 mil pessoas até sábado. (Foto: Paulo Floro/NE10). Campuseiros aguardam a abertura dos portões: 10 mil pessoas até sábado. (Foto: Paulo Floro/NE10).

A Via Láctea

Com o tema de "Da Terra à Lua", a Campus faz homenagem aos 150 anos do clássico de Júlio Verne. Por isso, o evento empreendeu algumas mudanças para se adaptar à sua temática. Agora, os palcos são batizados de acordo com astros da Via Láctea. Os palcos principais são o Terra, onde acontecem as palestras magistrais, seguido do Lua, o segundo mais importante, ambos com abóbodas ovais lembrado nosso planeta e seu satélite. Os demais palcos reúnem atividades divididas por tema - programação, cultura digital, robótica, etc - e chamados de Vênus, Saturno, Netuno e assim por diante.

Serão dois palcos principais e oito temáticos, além da área Expo, aberta ao público onde estarão localizados o Startup & Makers, voltado para o empreendedorismo e simuladores de corrida, uma das novidades deste ano.

"Nosso intuito com a Campus é mudar o código fonte do mundo. E para isso contamos com os campuseiros, mentes incríveis que estão desenvolvendo coisas boas e que podem melhorar a vida das pessoas", disse Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil. "Através da tecnologia podemos melhorar o mundo". Paco aproveitou para anunciar a chegada ao Brasil da rede campuse.ro, onde campuseiros podem trocar ideias e desenvolver projetos além dos dias do evento.

Também é nesta plataforma onde as palestras principais serão transmitidas diariamente.

* O jornalista viajou a convite da Fundação Telefonica.

cpbr1