Japoneses criam Smiby, um robô bebê voltado para idosos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/01/2015 às 10:09

Foto: Divulgação. Robô começou a ser vendido. (Foto: Divulgação).

Os japoneses passam a contar com uma nova categoria de robôs: os robôs-bebês, voltados para idosos que moram sozinhos. O Smiby foi anunciado esta semana e precisa constantemente de atenção.

Ele tem cerca de 1 quilo, 44 centímetros de altura e foi feito para reagir a abraços e carinho dos idosos graças a um sensor interno. O Smiby também chora se for balançado com violência ou deixado sozinho por longos períodos.

Ele tem até mesmo um mecanismo que muda a cor de seus olhos, passando de pretos para azuis como forma de representar lágrimas. Após o período de choro, o bebê-robô cai no sono.

Ele é capaz de emitir 500 tipos de vozes e se adapta à diferente situações. O som é semelhante a crianças de 1 ano de idade.

Smiby foi feito para idosos que vivem sozinhos. (Divulgação). Smiby foi feito para idosos que vivem sozinhos. (Divulgação).

Smiby começou a ser desenvolvido em 2008 e foi anunciado apenas este ano. Ele foi criado para ajudar no tratamento com idosos.

"Desenvolvemos um robô que não sabe fazer nada, justamente para oferecer aos mais velhos um ambiente em que tenham um objetivo de vida porque têm que cuidar do robô", disse Masayoshi Kanoh, da Universidade Chukyo, de Nagoia, no Japão.

O robô será vendido no Japão a partir deste mês por 68 mil ienes (cerca de 1,4 mil reais).

https://www.youtube.com/watch?v=rHWahTDauKc