Facebook tem 1,4 bilhão de usuários no mundo e supera receitas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/01/2015 às 9:50

Foto: AFP. Foto: AFP.

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (28), durante o balanço em relação ao último trimestre do ano passado, receita de US$ 3,78 bilhões, 20,2% superior aos três meses imediatamente anteriores e 48,9% maior que o mesmo período do ano passado.

O lucro, por outro lado, caiu de US$ 806 milhões no trimestre encerrado em 30 de setembro para US$ 701 milhões no findado em 31 de dezembro, em conformidade com projeções. Comparado ao trimestre correspondente do ano anterior, contudo, o lucro foi 34% maior.

Ao mesmo tempo, a empresa -que controla a rede social de mesmo nome, junto com o Instagram e o WhatsApp- atingiu 1,39 bilhão de usuários ativos no seu produto principal. O faturamento foi 1,8% superior aos US$ 3,78 bilhões estimados por analistas.

Os resultados refletem o bom desempenho da empresa no negócio de anúncios, especialmente em relação aos exibidos para usuários de celulares e tablets (69% das vendas em publicidade no período), e o aumento no gasto de pesquisa e desenvolvimento (que saltou para US$ 1,1 bilhão ou 82% acima do trimestre anterior).

No ano todo, a receita foi de US$ 12,47 bilhões, incremento de 58,3% em relação a 2013, quando fora de US$ 7,87 milhões. O lucro anual de US$ 2,94 bilhões praticamente dobra o conseguido no ano anterior, de US$ 1,5 bilhão.

Logo depois do anúncio, as ações da companhia sediada em Menlo Park, Califórnia, caíam 2,44%, para US$ 74,47, nas negociações depois do fim do pregão tradicional. [Da Folhapress]