Boeing será a primeira empresa privada a levar astronautas à Estação Espacial

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/01/2015 às 9:18

Astronauta durante uma caminhada espacial. (Divulgação). Astronauta Michael Gernhardt durante uma caminhada espacial. (Divulgação).

Boeing será a primeira empresa privada a levar astronautas à estação espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), no âmbito de um contrato comercial com a Nasa, informou nessa segunda (26) um funcionário da agência espacial americana.

Em setembro passado, a Nasa elegeu Boeing e SpaceX para construir as duas primeiras naves espaciais privadas capazes de transportar astronautas à ISS, com a ideia de pôr um fim à dependência que os Estados Unidos têm dos Soyuz russos.

"A primeira missão (comercial) tripulada à ISS será uma missão da Boeing", afirmou Kathy Lueders, que chefia o programa de voos tripulados comerciais da Nasa, em coletiva de imprensa. Lueders citou as diferenças no desenvolvimento dos programas espaciais das duas empresas e a necessidade de começar a enviar estas missões no fim de 2017 ou no começo de 2018.

O contrato com a Nasa, de 6,8 bilhões dólares, cobre no total seis missões tripuladas para a ISS para cada uma das empresas. "A Boeing já venceu duas etapas chaves de seu contrato, enquanto a SpaceX superou uma", disse a funcionária.

John Elbon, encarregado da Boeing Space Exploration, filial das atividades espaciais do grupo aeroespacial americano, afirmou na mesma coletiva, esta segunda-feira, que o primeiro voo de testes não tripulado da cápsula CST-100 está programado para abril de 2017, seguido, em julho de uma missão com dois passageiros.

O primeiro voo no âmbito do contrato com a Nasa com astronautas a bordo deve ocorrer em dezembro de 2017, acrescentou. Elbon também afirmou que o primeiro voo tripulado de testes será feito por um piloto da Boeing e um astronauta da Nasa. [Da AFP]