Aplicativo pernambucano Colab concorre ao prêmio World Summit da ONU

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/01/2015 às 16:00

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O aplicativo pernambucano Colab.re alcançou um novo feito com a indicação ao conceituado WSA – World Summit Award, que é concedido pela Organização das Nações Unidas.

O app promove a interação entre população e o poder público do País, como prefeituras, governo e órgãos públicos. No World Summit Award p Colab concorre na categoria m-Government & Participation. Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, em Abu Dhabi, o mundo conhecerá as plataformas de maior impacto social.

Patrocinada pela ONU, a competição seleciona os conteúdos mais relevantes dentro das 178 nações no mundo que são contempladas pela Organização. Uma primeira eliminatória escolhe os projetos mais impactantes e, após vencer esta fase do concurso, são anunciados os finalistas nas oito categorias da premiação. Chegada a última etapa, representantes expõem os trabalhos eleitos para o júri, em Abu Dhabi.

Aplicativo já foi eleito o melhor app urbano do mundo. (Divulgação). Aplicativo já foi eleito o melhor app urbano do mundo. (Divulgação).

O World Summit Award (WSA) teve início em 2003, dentro da Cúpula das Nações Unidas e é coordenado pelo Centro Nacional de Novas Mídias. Sua finalidade é avaliar e estimular a criação de conteúdos digitais inovadores no âmbito social, reconhecendo os projetos de maior relevância dentro do contexto no qual estão inseridos. Além da categoria em que o Colab.re está participando, o evento premiará as melhores ideias em m-Environment & Health, m-Learning & Education, m-Entertainment & Lifestyle, m-Tourism & Culture, m-Media & News, m-Business & Commerce e m-Inclusion & Empowerment.

Criado em Recife no ano de 2013, pelos sócios Gustavo Maia, Bruno Aracaty, Paulo Pandolfi e Josemando Sobral, o Colab.re permite fiscalizar, propor e avaliar propostas e debates que melhorem a vida nas cidades. O app já recebeu o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo concedido pela fundação franco-suíça New Cities.

"Quando o Colab.re nasceu, há dois anos, tínhamos uma ideia na cabeça e um embrião que ganhou vida e vem constantemente amadurecendo. A cada dia que passa pensamos em um aperfeiçoamento, uma nova ferramenta, o Colab.re está sempre em movimento”, disse Gustavo Maia – sócio fundador do app.

Além de estar presente em todos os municípios do Brasil, o Colab também oferece painel de gestão e atendimento a 30 prefeituras brasileiras, como Curitiba (PR), Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso e Teresina (PI), que adotaram o Colab.re como canal de relacionamento oficial com o cidadão.

Sistema permite que cidadãos fiscalizem e cobrem melhoria para problemas da cidade (Foto: Divulgação) Sistema permite que cidadãos fiscalizem e cobrem melhoria para problemas da cidade (Foto: Divulgação)