O inglês Peter Thorton: olhando a cultura com mais foco. (Foto: Divulgação).
O inglês Peter Thornton, uma das maiores mentes da economia criativa, ministra workshop do Portomídia, a convite da empresa pernambucana Proa Cultural, embarcada no Porto Digital. Ele bate papo com empreendedores e profissionais da área artística e cultural sobre benefícios de projetos criativos no âmbito econômico, social e cultural.
Além de participar do evento Proa Desbrava, Peter Thornton: um convite para navegar nos mares da criatividade, além de estar envolvida na realização do Workshop Internacional de Avaliação Criativa de Atividades Artísticas e Culturais, promovido pelo Portomídia durante o 7º Recife Summer School - RSS 2015, do Porto Digital. Há uma nova turma nos dias 29 e 30 de janeiro.
Thornton vai compartilhar sua experiência, ensinando os participantes a transformar dados em informações significativas, interpretar questionários, filtrar informações pertinentes através de comentários subjetivos e imagens. O curso é voltado para produtores, gestores, empreendedores, artistas e pessoas interessadas em elaboração de projetos. A metodologia do workshop é baseada na publicação do Arts Council England, chamada "Partnerships for learning”, de Felicity Woolf.
Camila e Mariana, da Proa: dificuldade em se avaliar os resultados intangíveis. (Divulgação).
Mais dados e resultados para a Economia criativa
Durante os dois dias de cada curso, Peter Thornton vai abordar uma temática ainda pouco utilizada no campo da economia criativa e da cultura no Brasil: a importância de se avaliar os resultados intangíveis das atividades criativas e o impacto econômico, social e cultural dos investimentos na área artística e cultural.
A proposta do workshop é fazer com que os participantes encontrem a maneira mais adequada de coletar dados e analisá-los. "Encontrar a maneira mais adequada de coletar esses dados faz toda diferença no resultado dos projetos", reforça Peter. "A avaliação não é algo que acontece no final de um projeto ou iniciativa. As principais questões têm que ser feitas na fase de planejamento."
Mariana Longman, sócia-diretora da Proa, ressalta que a dificuldade na avaliação dos resultados intangíveis dos projetos culturais é uma das dificuldades identificadas pela Proa no mercado desde o surgimento da empresa. "Quando estávamos definindo qual seria a atuação da Proa, identificávamos a dificuldade em se avaliar os resultados intangíveis, como a transformação de hábitos, do comportamento social através dos projetos criativos e culturais."
Camila Bandeira, também sócia-diretora da Proa, comenta como surgiu a oportunidade de trazer Peter Thornton ao Recife, ideia que teve origem no início de 2014, durante sua participação no Recife: The Playable City, projeto de residência criativa entre produtores culturais, artistas e tecnólogos ingleses e recifenses, realizado pelo British Council, pelo Watershed e pelo Porto Digital. "Numa conversa com produtores, tecnólogos e artistas ingleses e recifenses, discutimos sobre a dificuldade em mensurar os resultados dos projetos criativos e culturais que encontramos na Proa e no mercado, nos projetos que desenvolvemos para os nossos clientes."
Workshop Internacional de Avaliação Criativa de Atividades Artísticas e Culturais
Datas: dias 26 e 27 de janeiro (Turma 1) e 29 e 30 de janeiro (Turma 2)
Hora: das 9h às 17h
Inscrições: R$ 200 (Vagas limitadas. Quantidade: 15)
Local: Jump Brasil - Rua Capitão Lima, 420, Santo Amaro
Proa Desbrava com Peter Thornton: um convite para navegar nos mares da criatividade
Data: 28 de janeiro
Hora: 19h30
Inscrições: evento para convidados.
Local: Jump Brasil - Rua Capitão Lima, 420, Santo Amaro