Asteroide gigante passa próximo à Terra, mas sem risco de colisão

Publicado em 26/01/2015 às 10:32

Asteróide de tamanho parecido causou a extinção dos dinossauros. (Divulgação/Nasa/Representação artística). Asteróide de tamanho parecido causou a extinção dos dinossauros. (Divulgação/Nasa/Representação artística).

Um asteroide de cerca de 500 metros de diâmetro se aproxima da Terra no final da noite dessa segunda (26), mas não apresenta perigo, segundo a Nasa.

Ele vai passar a cerca de 3 vezes a distância da Lua em relação à Terra, cerca de 1,2 milhão de quilômetros. O evento será visível entre as 23h desta segunda e 4h da madrugada de terça (horário de Brasília) nas Américas, Europa e África.

Astrônomos amadores poderão ver com um pequeno telescópio ou um binóculo. O asteroide batizado de 2004 BL86 é relativamente grande, mas não apresenta risco de colisão com a Terra.

Ele foi descoberto em 2004 pelo telescópio Linear, no Novo México, nos EUA e orbita o Sol a cada 1,84 ano. Os cientistas acreditam que um asteroide desse tamanho atingiu o nosso planeta há cerca de 65 milhões de anos, onde hoje é a península de Yucatán. Sua colisão causou uma mudança climática brusca que ocasionou a extinção dos dinossauros.

Ele é o maior asteroide a passar próximo à Terra até a chegada do 1999 AN10 em 2027. A Nasa monitora cerca de 11 mil asteroides cujas órbitas passam próximo ao nosso planeta. [Com Reuters]