Documentário sobre Snowden indicado ao Oscar traz detalhes sobre vazamentos da NSA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/01/2015 às 10:50

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O filme "Citizenfour", da cineasta Laura Poitras, foi ovacionado pela crítica e foi indicado ao Oscar de melhor documentário deste ano. O longa fala da saga de Edward Snowden, ex-técnico da CIA que revelou ao mundo um esquema de espionagem global orquestrado pela agência de espionagem norte-americana, a NSA.

"Citizenfour", que ainda está inédito no Brasil, vazou na internet neste mês e traz novas revelações sobre o esquema de espionagem revelado pela imprensa ao longo de 2013 e 2014 com a ajuda de Snowden. Poitras passou oito dias com Snowden em um hotel em Hong Kong, em junho de 2013, quando ele deu a primeira entrevista ao jornal The Guardian, criando um evento instantâneo de repercussões globais.

Um dos maiores méritos de "Citizenfour" é revelar uma das personagens mais importantes na luta pelo direito à privacidade e liberdade, cerne das denúncias apresentadas por Snowden: a própria Laura. A diretora fez parte do núcleo duro que organizou os vazamentos à imprensa, ao lado do jornalista inglês residente no Brasil, Glenn Greenwald.

Filme traz detalhes inéditos sobre vazamentos. (Divulgação). Filme traz detalhes inéditos sobre vazamentos. (Divulgação).

Antes de Snowden ela já tinha contado a história de outra fonte, William Binney, no filme "The Program" (2012). Laura Poitras também foi incluída em uma lista de vigilância do Departamento de Segurança dos EUA por seu trabalho sobre a ocupação americana no Iraque, "My Country, My Country".

"Citizenfour" é interessante por mostrar os bastidores dos eventos que mexeram com o mundo. Os vazamentos influenciaram na votação do Marco Civil da Internet no Brasil, levaram líderes como a premier alemã Angela Merkel a criticar abertamente os EUA, entre outras repercussões importantes. É traz revelações inéditas como o fato da namorada de Snowden estar morando com ele em Moscou, onde ele está asilado temporariamente.

O filme concorre no Oscar com "Virunga", já disponível no Netflix, "Finding Vivian Maier" "Last Days in Vietnam" e "O Sal da Terra", este último sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

https://www.youtube.com/watch?v=XiGwAvd5mvM