Primeiros exploradores humanos de Marte serão hologramas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/01/2015 às 10:18

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.

Os primeiros humanos em Marte não serão de carne e osso, mas sim exploradores virtuais. Pra explicar melhor: hologramas controlados por um usuário em segurança na Terra.

Uma parceria da Microsoft com a Nasa, a agência especial norte-americana, vai permitir que cientistas explorem o Planeta Vermelho em uma experiência imersiva inédita - e infinitamente mais segura. O projeto "OnSight" está em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, nos EUA e usará como base o robô Curiosity, que passeia atualmente pelo solo de Marte tirando fotos e fazendo análises de materiais.

Atualmente conhecemos Marte através dos olhos do Curiosity, um robô que faz imagens em duas dimensões. No entanto, o cérebro humanos está mais acostumado a estudar objetos em três dimensões. A ideia é usar os dados do robô para criar uma simulação tridimensional do ambiente marciano.

Os cientistas vão usar os óculos HoloLens, da Microsoft, para obter as imagens em primeira mão. Será um passo enorme no estudo de Marte, já que a holografia permite que o trabalho passe de uma tela de computador para um espaço físico e imersivo.

Os testes já iniciaram, mas a Nasa acredita que até 2020 todos os estudos de Marte sejam feitos através de hologramas. [Via Nasa]