Internet reage à onda da gourmetização no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/01/2015 às 16:51

Fanpage Raio Gourmetizador tira onda com a onda do momento nas cozinhas. (Reprodução). Fanpage Raio Gourmetizador tira onda com a onda do momento nas cozinhas. (Reprodução).

Em dezembro do ano passado um grupo de empreendedores apresentou o que até então parecia um dos hábitos mais prosaicos de qualquer ser vivo: beber água. E não é questão de ser uma marca cara ou popular. A novidade era a "água gourmet", feita a partir da condensação da umidade da Amazônia. Cada garrafa sairá por R$ 21. Um pouco antes, uma balde de pipoca "gourmet" também foi apresentado ao público em sua versão refinada, feita com flor de sal do Himalaia. O pote: R$ 35.

Todos esses produtos, que sempre fizeram parte de nosso cotidiano, ganharam versões supostamente sofisticadas feitas com ingredientes caros e raros. A tendência da "gourmetização" da vida é antiga, mas se tornou popular no Brasil a partir de 2013. Chefs e marcas investiram na novidade como forma de se diferenciar no mercado. No entanto, de uma suposta agregação de valor, o que vem sendo visto no momento é uma saturação que atingiu quase todas as indústrias, dos picolés (agora como 'paletas' mexicanas) até rações para animais.

Cansados de serem apresentados a produtos tão caros e rebuscados, a internet decidiu dar o revide. Esses produtos gourmet viraram matéria-prima para a fanpage "Raio Gourmetizador", que já possui mais de 65 mil curtidas em pouco mais de três meses. "Nosso picolé do dia dia, que nos refrescamos nas quentes tardes de verão, também foi gourmetizado. Ele é feito de espumante Chandon", diz um dos posts.

Um simples café com leite depois do raio. (Reprodução). Um simples café com leite depois do raio. (Reprodução).

Tudo começou no final de novembro quando o usuário Doug Erbert (@dougerbert) criou o hipotético super-heroi em um post no Twitter. Em seguida diversos posts levaram à popularização do meme, sobretudo depois da participação da usuário @desativista, que contabilizou mais de 1600 retuítes com uma piada do termo. A imagem usada pela fanpage é do chef escocês Gordon Ramsay, um dos mais famosos hoje na TV e dedicado a apresentar novas versões de pratos clássicos.

https://twitter.com/DougErbert/status/538066880196800512

Além da fanpage outros sites fazem crítica a essa banalização da exclusividade, como o Tumblr Gourmetização da Vida.

Segundo o professor do curso de gastronomia do Senac, Jair Santos, a gourmetização tem dois lados bem distintos. Por um lado incentiva a inovação na cozinha, é que é ótimo do ponto de vista econômico e cultural. "Quando um chef ou cozinheiro cria um prato 'gourmet' não quer dizer que está descaracterizando a maneira clássica, mas sim dando um novo olhar. É uma forma de chamar o consumidor para experimentar aquela nova forma", explica. "Mas é preciso provar que existe algo de realmente novo naquele produto. Quem está comendo precisa reconhecer a inovação".

Santos diz ainda que a popularização do termo deu origem a muitas estratégias de má-fé. "A experiência vai além do rótulo e da apresentação. Muitos profissionais usam o termo apenas para trazer algo mais caro. O Brasil hoje possui acesso a produtos que antes não era tão comuns, o que originou o 'gourmet'. Isso é bom para a gastronomia, mas é preciso identificar o que é realmente bom."

Até mesmo o miojo foi gourmetizado, aqui na versão com galinha caipira, milho verde e queijo serra da canastra. (Reprodução/https://gourmetizacaodavida.tumblr.com/). Até mesmo o miojo foi gourmetizado, aqui na versão com galinha caipira, milho verde e queijo serra da canastra. (Reprodução/https://gourmetizacaodavida.tumblr.com/).