Hacker jihadista e Anonymous se enfrentam em lados opostos no caso Charlie Hebdo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/01/2015 às 14:34

Hackers jihadistas invadiram sites de cidades francesas. (Divulgação). Hackers jihadistas invadiram sites de cidades francesas. (Divulgação).

Hackers passaram a agir no caso do atentado à revista Charlie Hebdo, onde 12 pessoas foram mortas.

De um lado, um hacker ligado ao grupo radical Estado Islâmico (ou ISIS) invadiu sites franceses e exibiu bandeiras do grupo ou músicas árabes. De outro, um grupo ligado ao Anonymous promete vingança contras as vítimas do Charlie Hebdo e iniciaram uma contagem regressiva em uma página na operação conhecida como #opcharliehebdo.

Na noite dessa quinta um hacker do Estado Islâmico conhecido como L'Apoca-Dz invadiu páginas oficiais de cidades francesas como Ezanville, Goussainville, Jouey-le-moutier, Val D'Oise e Piscop. Ele colocou a mensagem em inglês "O Estado Islâmico continuará se Alá quiser. Palestina Livre, Morte à França. Morte ao Charlie".

Segundo o jornal The Mirror, L'Apoca-Dz é de origem argelina e conhecido por derrubar sites ligados à comunidade judaica.

Foto: Reprodução/Web. Foto: Reprodução/Web.

Revide

Já hackers ligados ao grupo Anonymous prometem uma vingança contra os responsáveis pelo atentado ao Charlie Hebdo. Em um vídeo online eles anunciaram que irão derrubar páginas jihadistas. Também rastrearão e fecharão todas as redes sociais dos envolvidos no atentado. "Liberdade de expressão sofreu um ataque inumano", disseram os hacktivistas.

https://www.youtube.com/watch?v=5FuQfqtfwBY&feature=youtu.be

A mensagem foi postada pelo braço belga do grupo e foi endereçada ao "Al Qaeda, Estado Islâmico e outros terroristas". Diz a voz: "Nós declaramos guerra contra vocês, terroristas".

A página opcharliehebdo.com traz uma contagem regressiva para o dia de hoje. O preocupante é o símbolo do Islã em um fundo negro, o que torna a página tensa. Esse amálgama, que mistura grupos terroristas com símbolos religiosos muçulmanos, é perigoso e pode aumentar ainda mais a intolerância.

https://twitter.com/OpCharlieHebdo/status/553367103970246656