Museu do Videogame chega ao Recife em abril com 200 consoles históricos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/01/2015 às 14:35

Evento terá entrada gratuita. (Foto: Divulgação). Evento terá entrada gratuita. (Foto: Divulgação).

Qual era o videogame da sua infância? Qual foi o console mais antigo que você jogou. O Museu do Videogame vai permitir reviver todas essas experiências. A versão itinerante do evento chega ao Recife entre os dias 11 e 26 de abril no Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. A entrada será gratuita.

Serão exibidos 200 consoles de diversas épocas e destes cerca de 35 estarão disponíveis para serem usados pelos visitantes. "Queremos que o Museu seja uma experiência interativa", diz Cleidson Lima, organizador do museu e um dos maiores colecionadores de games do Brasil. Fundado em Campo Grande (MS) em 2011, o Museu se tornou itinerante este ano e chegará a dez cidades ao longo de 2015. Recife foi uma das primeiras cidades a fechar contrato para receber as instalações. "Em nossa fanpage, as maiores interações vieram de pernambucanos", disse Cleidson.

Usuários poderão jogar os consoles durante o evento. (Divulgação). Usuários poderão jogar os consoles durante o evento. (Divulgação).

Menos nerd, mais família

Cleidson quer fazer do Museu um entretenimento aberto a pessoas de todas as idades, tribos e classes, se afastando do nicho "nerd/geek". Por isso a ideia de levar o museu para shoppinh centers. "Queremos causar surpresa nas pessoas que trafegam pelo lugar. Aquele pai pode resgatar a memória de seu primeiro Atari quando tinha 12 ou 13 anos. É algo para toda a família".

Entre os mais de 200 consoles que estarão no Museu estão hits como o Game Boy, Atari e Super Nintendo, mas também consoles mais desconhecidos como o Telejogo Philco Ford, o primeiro videogame lançado no Brasil, em 1977. "Muitos jovens de hoje que são usuários de consoles modernos em Full HD e outros recursos incríveis não sabem que o mercado precisou errar bastante para chegar até aqui", explica Lima.

E os usuários poderão experimentar grande parte dessa história dos videogames, que já conta 44 anos. Cada console disponível para jogar virão com 10 a 20 jogos. Outros consoles que estarão no evento: Came Cube, Dreamcast, Fairchild Channel F (o primeiro a usar cartuchos), Sega Saturn, Nintendo 64, Super Famicon, entre outros.

Magnavox Odissey, de 1972, o primeiro console doméstico do mundo, estará no Museu. (Divulgação). Magnavox Odissey, de 1972, o primeiro console doméstico do mundo, estará no Museu. (Divulgação).

Maior do Brasil

O Museu do Videogame é o único do gênero no Brasil segundo a Associação Brasileira de Museus. E tudo começou com o próprio Cleidson. "Meu primeiro console foi o Super Game CCE, um clone do Atari, feito no Brasil em 1985. Desde então me tornei um colecionador e quando me dei conta já tinha vinte videogames", explica. "Foi aí que decidi me tornar também um estudioso. Quando a casa já estava repleta de consoles minha mulher deu um ultimato 'por que você não faz logo um museu com esse tanto de videogame'?", lembra, rindo. "Hoje já recebo doações de várias parte do País".

No ano passado após a edição em Campo Grande o Museu venceu o Prêmio Brasil Criativo e iniciou parcerias para levar a ideia para outras cidades. Além de Recife recebem o evento Londrina, Pelotas, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Muitas datas ainda não foram definidas, mas todas serão anunciadas na fanpage do projeto.

Ainda para este ano Cleidson Lima vai lançar dois livros sobre a história dos videogames.