Space X abortou o lançamento do foguete Falcon 9

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/01/2015 às 10:17

Foto: AFP. Foto: AFP.

A empresa americana SpaceX abortou nesta terça-feira no último minuto o lançamento do Falcon 9, adiando seu teste de pouso controlado de uma nave espacial devido a um problema no foguete propulsor. "O problema obrigou a interromper a contagem regressiva", assinalou o analista da Nasa, George Diller.

O problema não foi divulgado pela SpaceX, que limitou-se a indicar que se tratava de uma anomalia no foguete. A tentativa da SpaceX de pousar seu foguete Falcon 9 sobre uma plataforma no Atlântico aconteceria após o lançamento de sua cápsula, Dragon, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), para onde levará suprimentos.

A companhia sediada na Califórnia, comandada pelo empresário milionário da internet, Elon Musk, estabeleceu uma possibilidade de sucesso de 50-50 nas apostas por orientar a poderosa primeira etapa de um foguete na direção de uma plataforma que está 322 Km da costa do norte da Flórida.

A SpaceX, que trabalha há dois anos no desenvolvimento de tecnologias que permitam recuperar a primeira seção de seus foguetes a fim de reduzir significativamente os custos dos lançamentos, já conseguiu pousar suavemente o Falcon em setembro de 2013 e duas vezes este ano.

Mas conseguir um pouso preciso sobre uma plataforma flutuante no oceano é "muito mais difícil", explicou a empresa por meio de um comunicado prévio. "Controlar o primeiro estágio do Falcon, que mede mais ou menos o equivalente a um prédio de 14 andares e avança a 2.092 Km por segundo (...) é como tentar controlar um cabo de vassoura apoiando um extremo na mão durante uma tempestade", comparou. [Da AFP]