Homem consegue controlar próteses robóticas apenas com a mente

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 19/12/2014 às 11:28

Foto: Reprodução/YouTube Foto: Reprodução/YouTube

Les Baugh perdeu seus dois membros superiores em um acidente envolvendo eletricidade há 40 anos. Ele utilizava próteses mecânicas quando procurou o Laboratório de Pesquisas Aplicadas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, para melhorar suas próteses. Após passar por uma cirurgia de inervação muscular, Baugh conseguiu controlar duas próteses robóticas apenas com a mente.

No procedimento ao qual o americano foi submetido, os médicos dão novas funções aos nervos que uma vez já controlaram o braço e a mão, reprogramando-os para comandarem a nova prótese. Por isso que Baugh consegue mexer a prótese apenas pensando no movimento que gostaria de realizar com os membros. Segundo os pesquisadores, foi implantado no torso e nos ombros do paciente uma espécie de soquete para que ele pudesse aguentar o peso das próteses.

Com apenas dez dias de treinamento, Baugh já conseguia praticar atividades do dia a dia, como segurar uma bola ou um copo, abrir e fechar a mão, dentre outros. Por enquanto ele não poderá levar a prótese para casa porque ainda precisa passar por um acompanhamento médico. "Talvez eu consiga, em breve, colocar dinheiro na máquina de refrigerantes. Coisas simples como esta em que as pessoas nunca pensam. Agora será possível que eu faça esses movimentos", afirmou, emocionado, Les Baugh.

https://youtu.be/9NOncx2jU0Q

Japão: começam testes clínicos de robôs para reeducação física

O gigante japonês da indústria de automóveis Toyota anunciou nesta sexta que nesta semana começou a emprestar robôs concebidos para tarefas de reeducação física a hospitais japoneses, com o objetivo de realizar testes clínicos com pacientes com problemas para se movimentar sozinhos.

Dois tipos de sistemas robóticos são propostos: um que treina a andar e outro para realizar exercícios de manutenção do equilíbrio. "Os testes clínicos buscam avaliar a eficácia dos robôs cujo desenvolvimento foi acelerado pela Toyota com a finalidade de um lançamento comercial o quanto antes", explica o grupo.

O primeiro destes aparelhos, um pórtico que mantém o paciente parado através de uma espécie de arnês dorsal e nas pernas, permite que a pessoa caminhe sobre uma cinta andadora, acompanhando mecânica e eletronicamente os movimentos de suas pernas que não podem caminhar sozinhas.

O segundo consiste em uma plataforma com uma alça na qual o paciente é colocado sustentado por um arnês. Durante o exercício a pessoa deve balançar de maneira incessante e levar seu corpo a diferentes direções para manter o equilíbrio, seguindo os movimentos propostos na tela que simulam, por exemplo, a descida em uma pista de esqui ou os deslocamentos em uma quadra de tênis.

Assim como seu compatriota e concorrente Honda, a Toyota desenvolve há anos robôs e sistemas robóticos de diferentes tipos que são apresentados como "colaboradores para a vida". [ Com a AFP]