Apagão: confira dicas para evitar que equipamentos eletrônicos sofram danos

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 18/12/2014 às 12:49

Foto: Marcos Santos/USP Imagens Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ocorrido na noite dessa quarta e frequentes na Grande Recife, os apagões são sempre motivo de transtornos, não apenas pelo incômodo provocado pela falta de energia elétrica, como também pela desagradável surpresa quando um equipamento eletrônico não liga após a volta da luz. O que muitas pessoas não sabem é que tem como evitar a perda destes aparelhos.

O coordenador do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Carlos Sivini, explica que os equipamentos têm um grau de suportabilidade de tensão, ou seja, são limitados por uma energia máxima a que possam ser expostos. "Quando ocorre uma queda de energia, o aparelho é submetidos a picos de eletricidade e isso é o que faz o equipamento queimar", explica.

Por isto, de acordo com Carlos, o ideal é que, ao primeiro sinal de que a energia está oscilante, a pessoa tire da tomada todos os equipamentos eletrônicos ou simplesmente desligue o disjuntor geral. Mas existem outras maneiras de proteger os seus aparelhos. Carlos afirma que os estabilizadores e fusíveis podem evitar o dano. "Um computador que tenha um estabilizador, por exemplo, dificulta que ele queime porque o estabilizador tem justamente a função de estabilizar a tensão. Já os fusíveis evitam que correntes acima de uma determinada voltagem passem".

Outra forma de proteção pode ser feita através da instalação de um dispositivo de proteção contra surtos de tensão, que é instalado próximo ao disjuntor de entrada da casa e protege todos os equipamentos eletrônicos da sobretensão. "Muitas pessoas não sabem da existência deste dispositivo, mas ele custa em média R$ 100 e evita o dano a aparelhos muito mais caros. São facilmente encontrados em lojas de material elétrico ou na própria internet", diz.