Recife recebe workshop em animação 3D e captura de movimento

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 16/12/2014 às 14:34

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Interessados em animação 3D e captura da realidade poderão participar, nesta terça, a partir das 19h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, de um workshop promovido pela Autodesk. O evento abordará o atual mercado de animação no Brasil e também haverá a apresentação das novas versões dos programas da empresa.

De acordo com Rodrigo Assaf, especialista técnico em Animação e Produção 3D da Autodesk, durante o workshop serão mostradas as novidades contidas na Suíte de Entretenimento, pacote de programas da empresa. O destaque de 2015 é no programa Maya, que trabalha com modelagem e animação voltado para a indústria do cinema e dos efeitos visuais.

"Agora o Maya conta com um simulador de líquidos, o Bifrost, que é uma das tendências para o ano que vem", declara Rodrigo. Segundo ele, o que se espera de 2015 é que haja produtividade para deixar a movimentação da animação mais rápida. "Outra novidade é o que chamamos de Shotgun, um dos nossos produtos que permite que a animação seja salva nas nuvens e pessoas do mundo inteiro possam mexer nelas. É uma plataforma colaborativa de animação, que será muito útil, visto que vários estúdios trabalham com terceirização de profissionais", explicou.

Para Rodrigo, o mercado de animação do Brasil é muito promissor e já possui empresas sólidas nas áreas de broadcast (que são as animações feitas para televisão), publicidade, design e arquitetura. "O que nós acreditamos que seja a aposta para o próximo ano, no entanto, é o mercado de games, visto que o país é o quarto maior consumidor no mundo. O problema é que compramos produtos importados, mas temos uma produção local muito boa. O Porto Mídia, aqui em Recife, é, inclusive, uma das nossas grandes apostas na área de games", declarou.