Software de educação criado na UFPE torna-se aberto e passa a se chamar Openredu

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/11/2014 às 10:21

Software é utilizado por alunos e professores. (Foto: Divulgação). Software é utilizado por alunos e professores. (Foto: Divulgação).

O software Redu, criado na Universidade Federal de Pernambuco, se tornou aberto e passa a se chamar Openredu. O projeto se trata de um ambiente de colaboração para professores e alunos que permite criar situações de aprendizagem social por meio da Internet e de dispositivos móveis. O início da abertura do software ocorreu em dezembro de 2013.

O Openredu é um serviço de plataforma de aprendizagem nas nuvens, o que é uma tendência na área de tecnologia educacional. ?O software já foi testado com 3?2?.000 pessoas. Esses usuários são de todos os níveis, incluindo escolas do ensino médio e superior.

"O Openredu apresenta-se como uma solução para ordenar e resignificar a comunicação e a prática educativa entre pais, alunos, professores e instituição, promovendo a criação de uma comunidade integrada para promover o crescimento dos jovens", diz o comunicado do Centro de Informática da UFPE.

?O intuito agora é convidar mais pessoas a utilizarem o software para que uma comunidade seja criada. Atualmente o software é distribuído sob licença livre do tipo GPL 2 em https://openredu.cin.ufpe.br/. Para quem desejar atuar com esse projeto, há mais materiais em https://pt.scribd.com/ccte_ufpe.