Com novos editais, mantém foco de estimular inovação no Interior de PE

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/11/2014 às 10:02

Instituto quer empresas que criem soluções para problemas do Interior. (Foto: Divulgação). Instituto quer empresas que criem soluções para problemas do Interior. (Foto: Divulgação).

Está aberto o edital para incubação de novos empreendimentos da Incubatep, a incubadora de empresas do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). As inscrições acontecem até 1º de dezembro.

São 10 vagas para incubação e 6 para a pré-incubação na incubadora do Recife. Também estão abertas vagas para incubação em Caruaru, no Instituto de Tecnologia do Agreste Central, o Itac. Serão três vagas para incubação e três para a pré-incubação no Interior. O processo de graduação dura dois anos podendo ser prorrogados por mais um ano.

O Itep oferece infraestrutura como sala de reuniões, estações de trabalho, internet, além de apoio educacional e logístico com cursos, treinamentos e consultoria. Como uma das instituições mais antigas na área de tecnologia do Estado, Itep já graduou mais de 115 empresas em 24 anos. Agora o desafio é instigar a cultura do empreendedorismo no Interior do Estado.

"Não é fácil", disse ao NE10 o gerente do Incubatep, Geraldo Magela. "Temos uma maior dificuldade no Interior pois ainda não existe uma cultura de empreender por lá como existe aqui na capital. As pessoas estavam muito focadas em prestar concurso e poucos pensavam em abrir seu próprio negócio. Mas isso vem mudando. Temos realizado eventos para mostrar que o empreendedor agora pode procurar apoio para iniciar uma empresa de tecnologia", explicou.

Incubatep graduou mais de 115 empresas. (Foto: Chico Porto/JC Imagem). Incubatep graduou mais de 115 empresas. (Foto: Chico Porto/JC Imagem).

A proposta do Incubatep é estimular a inovação a partir de problemas locais. "Sempre pedimos aos jovens empresários que pensem soluções para gargalos do desenvolvimento na região", disse Magela. Além do Recife, o Itep mantém incubadoras em Caruaru (Itac), Serra Talhada (Incubadora do Pajeú) e Petrolina, a Invasf - Incubadora do Vale do São Francisco.