Porto Digital quer transformar bairro de Santo Antônio em polo de economia criativa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/11/2014 às 14:46

Foto: Divulgação/PCR.Prédio histórico do antigo Diario de Pernambuco será revitalizado. Foto: Divulgação/PCR.

O Governo do Estado cedeu novos imóveis ao Porto Digital com a proposta de transformar o bairro de Santo Antônio em um polo de economia criativa.

O bairro fica na região central do Recife e é conhecido pelo seus atrativos turísticos, como o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça, o Teatro de Santa Isabel e a Capela Dourada. No entanto, a região está abandonada em alguns pontos. A ideia com a expansão do porto é que o lugar ganhe uma nova cara.

O governador João Lyra Neto enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco projeto de lei autorizando a cessão por parte do Governo do Estado de dois imóveis para o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Os locais poderão pelo prazo de 10 anos, ser utilizados para captação e instalação de empresas de tecnologia da informação e comunicação, além de atividades ligadas à gestão, administração e revitalização dos imóveis cedidos. O projeto de lei já foi distribuído para as comissões específicas daquela Casa Legislativa.

Os imóveis cedidos pelo Estado estão situados na Praça do Diário, sem número, e na rua Marquês do Recife, número 32. No primeiro, funcionou durante muitos anos como sede do jornal Diário de Pernambuco, e foi adquirido pelo estado há cerca de dez anos, quando o periódico mudou de endereço. Já o segundo abrigou o antigo Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas). Juntos, os imóveis possuem potencial construtivo de 10 mil metros quadrados.

Antigo prédio do Iapas será restaurado. (Divulgação). Antigo prédio do Iapas será restaurado. (Divulgação).

"Essa iniciativa é um importante passo na perspectiva de requalificar a região da Guararapes e seu entorno, contribuindo com o esforço que a Prefeitura do Recife também tem feito para a revitalização de suas áreas centrais degradadas a partir de atividades economicamente sustentáveis", destacou o governador João Lyra Neto.

O antigo prédio do Diário de Pernambuco sempre foi uma área de concentrações políticas e de luta pela democracia. Na ditadura Vargas, o advogado Demócrito de Souza Filho e o carvoeiro Manoel Elias foram assassinados nas escadarias do prédio, durante um comício que teve o sociólogo Gilberto Freyre como orador principal. O imóvel foi adquirido ainda na gestão Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho, e sua destinação vinha sendo estudada desde então.

O diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, afirmou que a restauração dos dois imóveis e sua transformação em edifícios empresariais ajudarão a atrair novos empreendimentos, solucionando ainda uma grande lacuna do polo. "Vamos suprir um problema real que temos no Porto, que é a insuficiência de imóveis no Recife para dar conta da nossa estratégia de expansão. Estamos perdendo empregos na área de Tecnologia da Informação por conta dessa insuficiência, inclusive. Esses imóveis atenderão a uma demanda real e existente, e hoje represada. E também ajudará a dinamizar aquela área do bairro de Santo Antônio, requalificando a região do ponto de vista urbano", explicou.

Segundo Saboya, a expectativa para a restauração dos prédios é de "dois anos, no máximo", e poderá provocar mudanças na atual estrutura do Porto Digital. "Diante do potencial desses edifícios, vamos considerar a possibilidade da transferência do Porto para o imóvel onde esteve sediado o Diário de Pernambuco, por ser um grande polo, e também por todo o valor simbólico do imóvel. Será uma decisão a ser tomada pelo conselho, obviamente, no momento adequado. Mas a área locável desses dois imóveis é similar à área que temos hoje", relatou Saboya. A sede do Porto Digital fica no Bairro do Recife, no prédio onde funcionava o Bandepe.

O Porto Digital foi fundado em 2000 e abriga mais de 250 empresas de TI e economia criativa com um faturamento de R$ 1 bilhão.