Fim da era Nokia: Relembre 5 celulares inovadores que fizeram história

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/11/2014 às 14:29

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Esta semana a Microsoft inicia a venda do primeiro modelo Microsoft Lumia, o 535. Ou seja, a partir de agora todos os smartphones lançados pela companhia não trarão mais o nome da Nokia. É o fim de uma era de inovação e sucesso de público.

Quem tem hoje cerca de 20 ou 30 e poucos anos vai lembrar da influência da finlandesa Nokia no mercado de celulares. Com certeza alguém teve ou conhece quem teve um aparelho da marca. E quem nunca brincou com o "jogo da cobrinha", que vinha embarcado em quase todos os produtos?

A Nokia se destacou sobretudo por sua inovadora interface, que trazia uma navegação muito simples, facilitando o aprendizado de uso para pessoas de todas as idades e classes. Não à toa, a empresa detém até hoje o recorde de celular mais vendido da história, o Nokia 1110, com 250 milhões de unidades.

Fundada na Finlândia em 1865, a Nokia atuou em diversas indústrias, mas se tornou líder na área de telecomunicações a partir dos anos 1960. Nos anos 1990, já era líder no mercado de aparelhos celulares. Em setembro de 2013, a Nokia teve sua divisão mobile vendida para Microsoft.

O acordo foi concluído este ano, quando a Microsoft redefiniu a atuação da Nokia. A partir de agora, todos os smartphones da companhia passam a se chamar Microsoft Lumia. Já os aparelhos baratos, com foco em mercados emergentes, ainda serão vendidos com a marca Nokia - a maioria não chegará ao Brasil.

Selecionamos cinco celulares da Nokia que fizeram história no mercado de smartphones e foram influentes no comportamento que a indústria teve nos anos seguintes. E você, teve algum aparelho da Nokia que marcou sua vida?

nokia3

Nokia 5110: nunca te deixa na mão

Em 1998, a Nokia lançou este "tijolão" que chamava atenção por sua incrível bateria que durava semanas. Ele era modesto nas configurações, mas trazia um dos melhores custo-benefícios de sua categoria, desbancando competidores da época, como a Ericsson.

236784-the-matrix-1999

Nokia 8110

Apesar de não ser o mais poderoso celular da Nokia, o 8110 chamou atenção por ter aparecido em uma cena do filme Matrix, de 1999, usado pelo personagem de Keanu Reeves. O aparelho denota o interesse da empresa na busca por novas soluções de design. A "capinha" para o teclado foi copiada por diversas marcas na época, mas foi suplantada de vez com a chegada das telas sensíveis ao toque.

nokia1110

Nokia 1110: o mais vendido até hoje

O Nokia 1110 figura até hoje como o celular mais vendido de todos os tempos. Fácil de operar, o aparelho chamou atenção pela simplicidade, o que o transformou em um hit. Possuía tela em preto e branco, recursos básicos como agenda e despertador e nada mais. Novas contagens indicam que a Nokia tenha vendido 250 milhões de unidades apenas deste modelo em todo o mundo, ajudando a sedimentar a influência da companhia finlandesa no universo mobile.

nokia4

Nokia N95: o mais robusto antes da era iPhone

Antes da Apple apresentar ao mundo o seu iPhone em 2007, a Nokia foi pioneira ao mostrar um smartphone com recursos avançados e foco em produtividade. O aparelho acabou se tornando a primeira experiência em larga escala do que viriam a ser os celulares inteligentes. Ele tinha GPS, MP3 Player, suporte a Wi-Fi e 3G (o que o primeiro iPhone não tinha), uma câmera de 5 megapixels e tela colorida. Ele fazia streaming de vídeo, algo que muitos smartphones de hoje ainda não são capazes.

A Nokia até lançou novos modelos, mas a facilidade de uso do aparelho da Apple levou a melhor. A Apple antecipou a tendência de que os consumidores preferem uma boa experiência e facilidade de uso em detrimento de configurações poderosas.

nokia5

Nokia Lumia 1020

Vai ser difícil algum aparelho barrar este Lumia em relação à câmera. Com impressionantes 41 megapixels de resolução, o Nokia Lumia 1020 foi bastante elogiado por profissionais da fotografia pela qualidade das imagens. O aparelho traz uma câmera PureView e lentes Carl Zeiss, conhecidas pela precisão.