Pouso histórico sobre cometa é realizado com sucesso

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/11/2014 às 13:36

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O pequeno robô Philae pousou sobre o cometa 67P/Churyumov-Geramisenko no início da tarde desta quarta (12). Trata-se de um marco na história da exploração espacial. O evento teve transmissão ao vivo pela Agência Espacial Europeia (ESA).

"Nós estamos sobre o cometa" 67P/Churyumov-Geramisenko, e "estamos muitos felizes", declarou a ESA.

Desde 6 de agosto, o robô acoplado a sonda não tripulada Rosetta se desloca a poucos quilômetros do corpo celeste a mais de 450 milhões de quilômetros da Terra, acompanhando o cometa em sua viagem à medida que se aproxima do Sol.

O módulo Philae permitirá explorar diretamente o núcleo do cometa, ou seja, a parte sólida que, com o efeito da radiação solar, gera a "coma" ou cabeleira e deixa uma cauda visível de gases e poeira.

"Este é um grande passo para a civilização", disse Jean Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, que deu início à missão há cerca de duas décadas. "Sabíamos que este tipo de feito não iria cair do céu, só com trabalho duro e muito conhecimento."

O robô foi lançado às 7h03 de hoje da sonda Rosetta e levou sete horas para atingir a superfície do cometa, que está a 500 milhões de quilômetros da Terra. A sonda foi lançada em 2004, atravessou o Sol e a Terra cinco vezes e demorou dez anos para concluir sua missão. [Com AFP e BBC]

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=H08tGjXNHO4

https://www.youtube.com/watch?v=IivID9E-XrA&feature=youtu.be&a

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=szKZ77MbF9Q