Cerca de 900 jogos de arcade clássicos são disponibilizados na web

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/11/2014 às 12:46

Foto: Wikimedia Commons. Foto: Wikimedia Commons.

O Internet Archive, o maior banco de dados da internet, liberou cerca de 900 jogos de arcade que fizeram sucesso entre os anos 1970 e 1990. Agora é possível jogar títulos clássicos como "Spiders", "Starfire", "Golden Axe" e "Super Pac-Man".

A liberação dos jogos é parte de uma iniciativa da organização, que não tem fins lucrativos, em manter viva a memória dos jogos de fliperama. Chamado de JSMESS, o projeto quer emular o maior número de sistemas possíveis, desde o popular Atari até o Genesis.

Via de regra, a experiência no navegador é bastante fiel aos arcades, com um ou outro bug em alguns jogos. Segundo Jason Scott, um dos desenvolvedores do projeto, o melhor navegador para jogar é o Firefox.

Desde o ano passado o JSMESS vem disponibilizando emuladores para sistemas que ficaram populares até meados dos anos 1990, como Neo Geo, Nintendo Game Boy, Master System II, Mega-Drive e até alguns mais desconhecidos como o Comodore e Tandy.

Acesse os jogos no site do projeto.

Cena do clássico "Golden Axe". (Reprodução/Internet Archive). Cena do clássico "Golden Axe". (Reprodução/Internet Archive).

jmess