Pernambuco vence Competição Latina de Robótica com robô doméstico

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/10/2014 às 14:49

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com Cesar, foi campeão da categoria @Home na Competição de Robótica Latino Americana e na Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR 2014).

A categoria @Home foca em robôs com aplicações em ambientes domésticos e com grande interação com seres humanos. O robô construído pelo Voxar Labs e pelo C.E.S.A.R foi o i-Zak. Os eventos, que são os maiores de robótica da América Latina, ocorreram de 18 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP).

Ele foi projetado para ser "emotivo". Na prática, o termo vem sendo usado por profissionais ligados à robótica como a busca para diminuir o déficit de interação entre máquina e ser humano. Além de engenheiros a equipe conta hoje com antropólogos, psicólogos, designers e cientistas da computação.

Suas funcionalidades foram implementadas de forma que ele pudesse agir como um cuidador de idosos, um personal trainer, um nutricionista, um companheiro musical, dentre outras funções.

O grupo de robótica do C.E.S.A.R foi responsável pela criação da estrutura e dos sistemas de controle do i-Zak. O Voxar Labs, seguindo um modelo de transferência tecnológica, realizou a integração de várias tecnologias próprias de visão computacional e interação homem-máquina num sistema chamado VoxarBrain. O VoxarBrain funcionou como cérebro do i-Zak, entendendo o ambiente e usuários ao seu redor, possibilitando a tomada de decisão do robô.

O time C.E.S.A.R-Voxar Labs CIn/UFPE agora planeja sua participação no mundial do próximo ano, que ocorrerá na China.