Tim Cook, presidente da Apple: "Tenho orgulho de ser gay"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/10/2014 às 9:34

 Cook espera ajudar outras pessoas com seu anúncio. (Foto: AFP). Cook espera ajudar outras pessoas com seu anúncio. (Foto: AFP).

O presidente da Apple, Tim Cook, um dos nomes mais poderosos da indústria de tecnologia, declarou que se orgulha de ser gay em um artigo na Bloomberg Businessweek.

"Tenho orgulho de ser gay, e considero isso um dos maiores presentes que Deus me deu", escreveu na revista. Esta é a primeira vez que Cook declara abertamente sua orientação sexual. Segundo ele, a decisão de fazer o anúncio não foi fácil já que ele gosta de preservar sua privacidade.

Nos dois últimos anos, a revista OUT, uma das mais respeitadas publicações LGBT dos EUA, colocou Tim Cook nos primeiros lugares na lista dos gays mais poderosos dos EUA.

Indústria ainda é pouco inclusiva

O anúncio de Cook tem um peso relevante para a inclusão social e aceitação de pessoas LGBT no mercado de tecnologia. "Se o fato do presidente da Apple ser gay ajudar alguém a entender quem ela ou ele é, ou mesmo trazer conforto para qualquer um que se sinta sozinho, ou inspirar pessoas a lutar por igualidade, então acho que terá valido a pena sacrificar minha própria privacidade", disse Cook.

A Apple vem se mostrando uma das companhias mais inclusivas e simpáticas às lutas pela conquista de direitos da comunidade LGBT. O próprio Tim Cook já se posicionou a favor de um lei que pune a discriminação no ambiente de trabalho.