Eleições: Gráfico mostra escala real dos votos de Dilma e Aécio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/10/2014 às 10:33

Foto: Reprodução/Admnistradores.com.br. "País dividido?": não é o que diz os números. (Foto: Reprodução/Admnistradores.com.br).

Um dos discursos mais comuns neste domingo e segundo, momentos após a vitória de Dilma Rousseff à reeleição para presidente foi que o Brasil estava "dividido" entre os que votaram em Aécio e os que votaram em Dilma. Isso acabou alimentando posts com preconceitos contra a região Nordeste, onde a presidente teve expressivo número de votos.

LEIA MAIS

Contra preconceito, usuários usam números e campanha online

Nordestinos são alvos de ataques após vitória de Dilma

Com uma vitória apertada de cerca de 3 milhões de votos de diferença, ambos os candidatos conseguiram votos em todos os estados. O economista Thomas Conti decidiu desenvolver um gráfico diferente para demonstrar o resultado das eleições. Ele usou a escala ponderada de cores como forma de mostrar que a divisão alardeada não reflete bem a realidade.

Em vez de marcar com cores diferentes onde um ou outro candidato venceu numericamente, ele ponderou as cores em relação à quantidade proporcional de votos. A imagem deixa claro que Dilma e Aécio conseguiram muitos votos, mesmo em estados onde é dito que um deles "venceu".

A imagem foi compartilhada mais de 40 mil vezes no Facebook e foi bastante compartilhada pelo Twitter. "Os gráficos que foram veiculados distorcem o cenário eleitoral: dezenas de milhões de nordestinos não votaram na Dilma, dezenas de milhões do sudeste não votaram no Aécio! Não adianta ficar propagando ódio contra esse ou aquele grupo, venceu quem teve o maior número de votos ENTRE 144 MILHÕES DE ELEITORES.", disse Thomas. "Qualquer generalização de gênero, cor e classe social não vai conseguir dar conta de tudo isso, então façam o favor de parar de instilar veneno e preconceito." [Via Administradores]