Contra preconceito com o Nordeste, internautas usam números e campanha online

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/10/2014 às 14:09

Foto: Reprodução/Twitter. Foto: Reprodução/Twitter.

Um dia após a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais, a internet vive mais um episódio triste de ódio, xenofobia e preconceito contra nordestinos. No sentido oposto, usuários do Twitter conseguiram levar aos Trending Topics a hashtag #SouDoNordesteMesmoeComOrgulho. O assunto é um dos mais comentados na rede social nesta segunda (27), ao lado de termos como "MG e RJ", "Bom Dilma" e #RIPBrasil.

LEIA MAIS

Eleições no Brasil batem recorde de interações no Facebook

Nordestinos sofrem preconceito na internet após vitória de Dilma

A hashtag está usada tanto para desmentir informações preconceituosas quanto para provocar. "sou da terra do povo batalhador que conquista o q qr com muito esforço e determinação e não com preconceito" (sic), disse o usuário @snoworry. "Também estou em LUTO, LUTO pelo desrespeito e preconceito de vcs.", disse a @entorpecervoce. Mas há também tuítes como "Você de São Paulo que tá falando mal do Nordeste... e aí, já tomou seu banho hoje?", de @izabellapedroza.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vSDMfbQHdXs

O mantra repetido do "país dividido" vem alimentando esse discurso raivoso contra o Norte e Nordeste. Meios de comunicações e nomes da Política também estão colaborando para o preconceito. Na noite desse domingo (26), o colunista Diogo Mainardi disse no canal GloboNews que o Nordeste era "atrasado, mal-instruído, bovino". O jornalista Caio Blinder questionou o cientista político Alberto Carlos Almeida sobre uma suposta inferioridade nordestina e uma dependência de programas assistenciais, chamando a região de "arcaica". No entanto, ele acabou sendo surpreendido com uma análise sobre geopolítica e economia. "Essa divisão regional existe em todo o mundo. Tem a ver com interesse próprio: 'quem te representa'?"

O coordenador-geral da campanha Aécio Neves (PSDB), senador José Agripino Maia (DEM-RN), disse em entrevista neste domingo que "o Brasil moderno deu vitória a Aécio Neves". "Uma coisas ficou muito clara: na maioria dos Estados do Sudeste, no Centro-Oeste, ou seja, no Brasil moderno, no Brasil que produz, a vitória de Aécio Neves foi acachapante", afirmou o senador. Ele disse, contudo, que não quer com isso instigar uma "divisão" no país. "Estou apenas citando números".

https://twitter.com/reporterfariseu/status/526758063077093376

https://twitter.com/ReSorrah/status/526740149640888321

Preconceito Vs Números

Dilma Rousseff foi reeleita com 51,6 % dos votos enquanto Aécio Neves teve 48,3%. Em Pernambuco, com 99,92% das urnas apuradas, Dilma venceu com 70,20% (3.435.440 votos) contra 29,80% de Aécio, que teve 1.458.163 de votos.

Apesar do discurso de internautas e nomes como Agripino, o Nordeste teve número melhores de desenvolvimento em relação a outras regiões. Na última década, 97,8% dos municípios nordestinos tiveram crescimento no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (Firjan). O nordestino teve o maior aumento de renda entre todas as regiões, com mais de 20 milhões de pessoas deixando a pobreza. Em 2002, 4,8 milhões de nordestinos tinham emprego formal, passando para 8,9 milhões em 2013. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

https://twitter.com/JornalismoWando/status/526752258298748929

Ainda segundo o PNAD, o número de pessoas que possuem emprego formal é maior do que aqueles que recebem Bolsa Família (8,7 milhões contra 7 milhões assistidas pelo benefício).

A região também superou metas na educação. Em 2000, o Nordeste tinha 413.709 universitários, saltando para 1.434.825 em 2012. Com isso, a região ultrapassou o Sul como maior contigente de estudantes, ficando atrás apenas do Sudeste. Foram criadas 18 universidades federais entre 2002 e 2013, sete no Nordeste e todas fora das capitais.