Facebook lança app inspirado nas salas de bate-papo anônimas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/10/2014 às 15:11

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Facebook foi buscar inspiração nas salas de bate-papo do início da internet para seu novo aplicativo "Rooms". Com ele os usuários poderão conversar de forma anônima.

O app terá salas com temas específicos e também serão separadas por idade e região. O usuário não vai nem precisar se logar com sua conta do Facebook. Lembra bastante as clássicas salas de Bate-Papo UOL, que fizeram muito sucesso no final dos anos 1990-2000.

Segundo o gerente de produto Josh Miller, a inspiração veio mesmo dessas salas de chat jurássicas. Segundo ele esse tipo de experiência ainda não foi levado para os smartphones.

Algumas salas necessitam de convite para poder participar. Apesar das conversas não necessitarem de vinculação à conta do Facebook, o usuário precisará criar um login e pseudônimo (ou nickname). A ideia é unir pessoas em torno de interesses em comum. Por enquanto o app está disponível apenas para iOS e é preciso que o Facebook esteja configurado para a língua inglesa.

"Fóruns e salas de bate-papo eram pontos de encontro para pessoas que não compartilhavam necessariamente da mesma localização geográfica ou conexões sociais, mas tinham algo em comum. Lugares onde o que você dizia importava mais do que o que você era e quem você conhecia", diz o Facebook em um comunicado.

Ainda não há prazo para a novidade chegar ao Brasil.

Atualização: Post corrigido para alterar a informação que dizia que o "Rooms" era totalmente anônimo. O Facebook lembra que o app não permite o anonimato completo já que exige uma identificação do usuário através de nicknames.