Inbox: o novo serviço de gerenciamento de emails do Google

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 22/10/2014 às 17:47

(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Organizar a caixa de entrada dos usuários de uma maneira mais inteligente é a intenção do Google com o anúncio do Inbox, novo serviço de gerenciamento de emails. No comunicado oficial feito nesta quarta, a empresa define como "um tipo completamente diferente de caixa de entrada, feito para se adequar à sua vida".

Disponível na web exclusivamente pelo navegador Chrome, quem desejar conhecer o serviço poderá também baixar os aplicativos para iOS (versão 7 ou superior) e Android (versão 4.1 ou superior).

Para utilizar o Inbox, no entanto, é preciso receber o convite de um amigo. O Google informou que enviou a primeira leva de convites hoje e que cada pessoa que recebê-lo poderá convidar mais uma. Mas se o aplicativo demorar a chegar até você, basta enviar um email para [email protected] e solicitar o convite.

O Google alerta que o Inbox é bem diferente do Gmail, mas completa que este é o propósito de sua criação. "Quando você começar a usar o Inbox, verá rapidamente que ele não se parece com o Gmail, e é essa a intenção", diz o comunicado.

Recursos do Inbox

Com o novo serviço de gerenciamento do Google será possível agrupar emails sobre assuntos parecidos. Desta forma, emails de promoções podem ser agrupados em um mesmo local, por exemplo. O Gmail já possui uma divisão de mensagens por abas, mas com o Inbox o usuário poderá escolher quais são as categorias.

No serviço, algumas mensagens podem ter um resumo com informações importantes dos e-mails. O Inbox permite a inclusão de lembretes, no modelo do Google Now. Além disso, emails como os de confirmação de uma reserva no restaurante virão com um mapa para chegar ao local. O sistema inclui um botão "soneca" para quando o usuário quiser silenciar o lembrete até que ele seja conveniente.

https://youtu.be/bzNTjpUMOp4