iOS 8.1 chega para todos os usuários. Saiba o que fazer antes de baixar o sistema

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/10/2014 às 11:59

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O iOS 8.1 já está disponível para download para usuários de iPhone, iPad e iPod. Entre as principais mudanças do sistema operacional estão o ApplePay, que como esperávamos não funciona no Brasil, melhorias no app de fotos, Bluetooth e o aplicativo Saúde, entre outros.

No caso específico do ApplePay, a novidade fica restrita aos EUA. No entanto é possível cadastrar cartões de crédito no aplicativo, o que ajuda quem for fazer viagens ao exterior ou realizar compras na internet. O recurso facilita pagamentos já que o usuário poderá fazer pagamentos com apenas um clique ou toque no Touch ID.

No aplicativo Fotos os usuários terão de volta o "Rolo da câmera", onde ficavam as imagens registradas pelos aparelhos. A retirada do iOS 8 gerou críticas dos usuários.

Outra mudança desta nova versão é que agora é possível enviar e receber SMS e MMS pelo iPad usando a rede do iPhone.

O novo iOS 8.1 está disponível para iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6 e 6 Plus, iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air 1 e 2, iPad mini (todos) e iPod touch de 5ª geração.

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O que fazer antes de baixar

Como já aconteceu com o iOS 8, os usuários precisam ter cautela na hora do download, sobretudo se o aparelho em questão for um dos mais antigos, como é o caso do iPhone 4S e o iPad 2.

Neste caso, a orientação é aguardar alguns dias para saber eventuais problemas de usabilidade e como o novo sistema afeta a autonomia da bateria. Caso você queira arriscar mesmo assim e fazer o download agora, vale elencar algumas dicas.

A primeira é: faça o back-up. Você pode fazer isso usando o iCloud, mas é bom lembrar que músicas, fotos e livros precisam ser salvos à parte.

Aparelhos mais antigos em geral mostram menos lentidão com novos sistemas operacionais caso o usuário decida resetar as configurações oficiais. Após isso será possível fazer o download de todos os aplicativos comprados através do iTunes. Dá um pouco de trabalho, mas essa "instalação limpa", como muitos chamam, traz menos travamentos e costuma deixar o smartphone um pouco mais rápido.

Vale a pena baixar?

Esta não é uma atualização crítica do iOS. A Apple trouxe as principais mudanças no iOS 8. Neste 8.1 as novidades são mais voltadas para usuários dos aparelhos mais novos como o iPhone 6 e o 6 Plus.

O sistema traz melhorias em alguns hotspots de Wi-Fi, mudança nos ícones e discretas alterações gráficas. A maior novidades foi o ApplePay, mas não está disponível no Brasil. É bom refletir se vale mesmo a pena. Mas seguindo essas poucas dias, a experiência de uso será melhor, com certeza.