Encontradas rochas que deram origem ao planeta Terra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/10/2014 às 14:56

Representação artística da formação da Terra. Pedras dessa época estão em Samoa. (Foto: Divulgação/Nasa). Representação artística da formação da Terra. Pedras dessa época estão em Samoa. (Foto: Divulgação/Nasa).

Um estudo publicado na revista Nature revelou o que seriam as pedras que formaram a Terra. Esses blocos foram encontrados nas Ilhas Samoa, na Polinésia. O local é fruto de constante pesquisa sobre a formação do planeta há bastante tempo.

O estudo afirmou que essas pedras são fósseis do então recém-criado sistema solar e nasceram da aglomeração do pó da nebulosa da qual se originou o Sol. Na lava de alguns vulcões é possível individualizar as formas desses "tijolos", que agora se encontram no manto terrestre, sepultados milhares de metros abaixo do solo.

Como as Ilhas Samoa possuem diversos vulcões no encontro de duas placas tectônicas, o local é fruto constante de pesquisas sobre essas pedras que remontam à genese do planeta.

Através do estudo das concentrações e proporções dos isótopos (átomos de um mesmo elemento químico, mas com pesos diferentes) de hélio e chumbo, foi possível fazer a assinatura do material que deu origem ao nosso planeta. A pesquisa foi liderada pelo geoquímico Matthew Jackson.

A gênese da Terra e do Sistema Solar ainda intriga cientistas, já que ainda há muito a descobrir sobre a formação.