Grupos de estudo fazem sucesso no Facebook e chegam a ter 60 mil membros

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/10/2014 às 12:09

Foto: Divulgação. Foto: Reprodução/Facebook.

No Facebook, alunos criaram grupos para resolver questões do Enem e de vestibulares de anos anteriores e para pedir que colegas revisem suas redações. Há comunidades que chegam a ter mais de 60 mil participantes e as postagens são frequentes.

Em rápida busca pelo site, é possível localizar pelo menos dez grupos com mais de 1.000 membros. Os temas são diversos. Matemática para Enem e Vestibular, criado pelo professor Gustavo Viegas, de 30 anos, de Porto Alegre (RS), ultrapassa a marca de 80 mil participantes. "Começou como um trabalho complementar às aulas presenciais. Muitos alunos tinham dúvidas parecidas, então decidi criar um grupo. Eram cerca de 150 pessoas no começo."

O Projeto Enem 2014, com 42 mil inscritos, propõe questões gerais sobre o exame, além de servir como espaço para que professores divulguem vídeos e chamem para seus canais de preparação para o vestibular. Além do fórum, os criadores da página também fizeram um blog, que oferece download gratuito de materiais de estudo e textos relacionados às provas.

Para o estudante mineiro Maximino Rocha Lorena, de 17 anos, as páginas na rede têm ajudado a explorar conteúdos que não foram vistos na escola. Morador de Águas Vermelhas, município com pouco mais de 9 mil habitantes, o jovem prestará o Enem como treineiro. "Minha escola não tem estrutura. Se eu quiser fazer vestibular, vai ser por conta própria."

Para Lucas de Souza Cruz, de 21 anos, que fica pelo menos duas horas por dia nas redes sociais conversando sobre vestibular, a ferramenta ajudou a democratizar o ensino. "Todo mundo tem acesso, rico ou pobre." [Da Estadão Conteúdo]