Imagens incríveis do cometa Siding Spring passando por Marte

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/10/2014 às 14:02

Cometa (na parte inferior esquerda) passando por Marte (na parte superior direita). Foto: Nasa/Divulgação). Cometa (na parte inferior esquerda) passando por Marte (na parte superior direita). Foto: Nasa/Divulgação).

O cometa Siding Spring (C/2013 A1, o nome oficial) passou bem perto de Marte nesse domingo (19). Este foi o mais próximo que qualquer cometa passou pela Terra em toda a história. Os cientistas aproveitaram a ocasião para estudar a interação dos dois astros.

Para isso, os dois robôs que a humanidade mantém no Planeta Vermelho, o Curiosity e o Opportunity, trabalham dobrado para registrar o evento. As cinco sondas ativas que orbitam Marte, a MAVEN, MRO e Mars Odyssey da NASA, Mars Express da ESA, e a Mars Orbiter da Índia também enviaram informações.

A primeira imagem foi divulgada ainda neste domingo e foi feita a partir da Terra. O cometa tem cerca de 1,6 quilômetros de diâmetro e percorre o espaço a uma velocidade de 56 Km/segundo. Ele provavelmente se originou em um local conhecido como Nuvem de Oort e demorou 1 milhão de anos para se aproximar de Marte. [Via Nasa]

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kX4FgTnq_74

Mais uma foto, desta vez feita pelo robô Opportunity, de Marte. (Divulgação). Mais uma foto, desta vez feita pelo robô Opportunity, de Marte. (Divulgação).