Alunos de escola municipal do Recife participam de Olimpíada de Robótica em SP

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/10/2014 às 8:16

Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação. André, 15 anos, Mirele e Wevelly Karla, de 13, embarcaram este sábado. (Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação).

Alunos do Recife viajam neste sábado para participar da fase nacional da Olimpíada de Robótica. Três alunos da Escola Municipal Dom Bosco, em Jardim São Paulo viajam neste sábado para São Paulo, onde competirão na etapa nacional da OBR. Outros quatro viajam para assistir às disputas. A OBR é uma das mais importantes competições do gênero na América Latina.

O evento vai acontecer em São Carlos, no interior de São Paulo, onde acontece a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os três estudantes que foram campeões do nível I (Ensino Fundamental) da fase estadual da disputa, enquanto os quatro que ficaram em terceiro lugar vão assistir às competições. Eles serão acompanhados por dois professores que dão aula de robótica na Dom Bosco, além do coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim. A fase nacional da OBR começa neste domingo (19) e vai até a quarta-feira (22), dia da final.

Os estudantes do 9º ano André dos Santos, 15 anos, Mirele Marques da Silva e Wevelly Karla Maria da Silva, ambas de 13 anos, classificaram-se para a etapa nacional da Olimpíada no mês de agosto, quando houve a fase regional. André contou que desde então a equipe intensificou os estudos e os treinamentos, passando a ter duas aulas teóricas e práticas de robótica por semana, ao invés de uma. "Fizemos várias adaptações nos robôs de peças LEGO e mudamos a programação. Já fiz minha mala e estou muito animado para viajar e competir. A etapa estadual foi mais difícil porque foi nossa primeira competição, não sabíamos direito como era. Agora já estamos mais experientes e acho que dá para conseguir uma boa posição na disputa", contou o aluno, que não conhecia São Paulo e vai viajar de avião pela primeira vez. Os outros estudantes que embarcam neste sábado são Gilbert, Luís Carlos, Mikelli e Harmeson, do 7º ano.