Testamos: Zenfone 5 é Android com bom desempenho e preço baixo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/10/2014 às 17:19

Foto: MundoBit/NE10. Foto: MundoBit/NE10.

A companhia taiwanesa ASUS estreou seus primeiros smartphones no Brasil com uma proposta ousada de unir baixo custo e configurações alto nível. O Zenfone 5 chega a R$ 699 para desafiar o Moto G, na Motorola, que seguia imbatível na relação custo-benefício até agora.

O smartphone se destaca no desempenho e tem uma configuração que não chega a ser ostensiva, mas que impressiona em aparelhos desta faixa de preço. Com processador Atom Z2560, dual-core 1.2 de 1.6GHz ele consegue executar aplicativos pesados como o Runstatic e o Sunrise, por exemplo, além de jogos, sem travar. É muito bom também nas funções multi-tarefas.

Ele chega como Android 4.3, o que pode ser um ponto fraco, mas há possibilidade de upgrade para o 4.4.2. O seu concorrente direto, o Moto G, no entanto já sai da loja com o Android 4.4.4. Ele é dual-Chip, como muitos nessa categoria, mas peca por não oferecer 4G LTE. A fabricante promete uma antena que potencializa o sinal do 3G. Nosso uso tanto com um chip pré-pago quanto um pós-pago foi muito bom, sem perda de sinal.

O armazenamento interno é razoável, com 8GB. No entanto há opção para expansão com cartão de memória para 32GB.

Falando em Android, o Zenfone 5 vem com uma customização muito pesada, o que pode incomodar alguns usuários. No entanto, há alguns apps nativos interessantes como o PC Link, onde é possível administrar seu smartphone a partir de um PC com Windows. Tem também o ShareLink, que permite a transferência de arquivos sem necessidade de Wifi ou conexão de rede.

Mas ultimamente os aparelhos Android estão tendo a simplicidade valorizada. Neste ponto aparelhos como o Nexus 4 ou os Moto G e X saem na frente pois chegam com um sistema operacional menos customizado, e por isso, mais simples.

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Câmera guerreira

A câmera do Zenfone 5 tem oito megapixels na parte de trás e dois MP na dianteira. Não é surpreendente, mas desempenha com louvor imagens em condições adversas, como falta de luz ou locais com nebulosidade. A foto sai com resolução de 3264x1836 pixels.

Há um modo habilitado para "pouca luz", mas as imagens feitas apenas com o flash ligado ficaram satisfatórias. Abaixo fizemos um exemplo com luz na redação do NE10 e outra dentro do estúdio de gravação, com a luz desligada. Há ainda funções como fotos panorâmicas e HDR.

Nosso teste de imagem com luz e pouca luz. (Foto: MundoBit/NE10). Nosso teste de imagem com luz e pouca luz. (Foto: MundoBit/NE10).

Beleza é fundamental

Um dos maiores atrativos do Zenfone, inegavelmente, é seu design. Desde o momento em que ele sai da caixa, tudo parece ser feito para impressionar. A começar pela ergonomia, que traz uma traseira de plástico bem confortável e com uma textura que evita escorregões. Ele também tem um detalhe brilhante na parte de baixo e um acabamento fosco traseiro.

No entanto, seu corpo de plástico é frágil quando comparado com outros concorrentes com um preço mais ou menos parecido. Como tem uma tela grande de 5 polegadas, é preciso ter um pouco de cuidado caso você seja desastrado. Ainda sobre a beleza, o aparelho também não investiu muito nos acessórios, que apenas cumprem a função, mas não são tão sofisticados como outros já vistos em Androids lançados este ano.

Seu peso é bem leve, 145 gramas.

A resolução da tela é de 800x1280 pixels, o que é mais do que suficiente para tarefas cotidianas e para a maioria dos jogos do Google Play. Vem ainda com o Gorilla Glass 3, o que indica uma resistência muito alta visto em geral em aparelhos mais caros.

Bateria

A bateria é o principal calo nos smartphones lançados recentemente. No caso do Zenfone 5, a autonomia foi muito boa. Ela tem 2.110 mAh, o que rende um dia inteiro de uso moderado. Nos primeiros dias de testes, o smartphone aguentou quase 24 horas com diversos downloads de aplicativos e testes de câmera.

No entanto, um uso pesado de jogos, apps com muito uso de gráficos e ligações pode diminuir essa autonomia para a metade, cerca de 12 horas. Ainda assim é uma bateria bem mais potente que a média dos aparelhos com Android nesta faixa de preço.

Foto: MundoBit/NE10. Foto: MundoBit/NE10.

Pra finalizar, vale a pena?

O Zenfone 5 cumpriu bem sua tarefa ousada de conquistar mercado entre os smartphones baratos. Seu custo-benefício é muito alto para sua faixa de preço. Para quem busca um aparelho com boas configurações e com design bonito, pode ser uma boa opção.

A ASUS bate de frente com a Motorola, que reinava sozinha entre as opções baratas em smartphones com boa configuração. Como não apresentou nenhuma falha grande em nenhum aspecto analisado, o smartphone chega com grandes chances de se tornar tão popular quanto a linha Moto.

Desde sua chegada ao Brasil na última quarta (16), o aparelho esgotou o primeiro lote, com 10 mil unidades vendidas. O aparelho custa R$ 600, com a opção de 500 reais diretamente no site da empresa. O NE10 analisou a versão com 1.6 Ghz, mas a ASUS anunciou que também vai oferecer uma versão com 1,2 GHz.

Veja a ficha técnica:

Asus Zenfone 5

Processador Atom Z2560, dual-core 1.2 / 1.6GHz

Tela de 5 polegadas com Gorilla Glass 3

GPU PowerVR SGX544MP2

2GB de memória, Android 4.3 (com upgrade para o 4.4.2)

Câmera de 8 MP traseira e 2MP dianteira.

Dimensões: 148.2 x 72.8 x 5.5~10.3 mm

Dual chip

Peso 145 gramas.