Robôs humanóides dançam maracatu na abertura da Semana de Tecnologia no Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/10/2014 às 13:54

Foto: Luciano Ferreira / Divulgação. Foto: Luciano Ferreira / Divulgação.

Dez robôs humanoides do Programa Robótica na Escola fizeram a abertura da 9ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife, na manhã dessa segunda (13), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife viram a apresentação de maracatu feita pelos robôs e assistiram ao espetáculo Histórias Cantadas, realizado pelo grupo de contação de histórias do Núcleo de Atividades Culturais(NAC), da Secretaria de Educação do Recife.

LEIA MAIS

Semana Nacional de Tecnologia acontece esta semana em todo o país

O evento promovido pela Prefeitura do Recife tem como tema ‘Recife: cidade educadora, tecnológica e do futuro’. O desenvolvimento da robótica é estratégico dentro da gestão atual do governo municipal, com uma política de robótica iniciada no ano passado. A rede particular já trabalha o assunto entre seus alunos há alguns anos, com destaque em eventos internacionais e nacionais. O Governo também enxerga o incentivo à robótica como uma maneira de sanar a deficiência de mão de obra para a indústria local. Veja nosso especial sobre robôs no Nordeste.

"Estamos todos empenhados em despertar o interesse dos estudantes da Rede Municipal. Esperamos que eles entendam que a ciência e a tecnologia estão ao alcance de suas mãos e que podem ajudá-los a realizarem seus sonhos, contribuindo para a construção de uma bela carreira no futuro", disse o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre.

Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife, afirmou que esta edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será mais interativa. "Para que o País se desenvolva, precisamos incentivar esses estudantes, trazendo os conhecimentos que estão nas universidades para o dia a dia deles, desmistificando as complexidades. Esse tipo de incentivo vai ser promovido durante o ano todo nas escolas e creches do Recife".