Eleições no domingo gerou recorde de interações no Facebook

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/10/2014 às 12:03

Milhares de memes inundaram as redes sociais nos últimos dias. (Reprodução). Milhares de memes inundaram as redes sociais nos últimos dias. (Reprodução).

As eleições deste domingo no Brasil geraram 346 milhões de interações no Facebook e se tornaram as mais comentadas até agora na rede social.

O registro do Brasil superou o recorde ostentado até agora pela Índia, cujas eleições entre abril e maio de 2014 provocaram 227 milhões de interações, declarou nesta segunda-feira à AFP Bruno Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook no Brasil.

"Desde o início oficial da campanha eleitoral, de 5 de julho até agora, temos 346 milhões de interações. Estamos impressionados com este número", declarou. "E esperamos que para o segundo turno (de 26 de outubro) estes números cresçam ainda mais", acrescentou Magrani. As interações se referem a fotos ou conteúdos compartilhados, comentários, diálogos ou "curtidas".

https://twitter.com/steriek/status/518885725312679936

https://twitter.com/yashagallazzi/status/518849484923871233

Com 200 milhões de habitantes e a metade de sua população conectada à internet, o Brasil é um dos líderes mundiais no uso do Facebook (89 milhões de usuários por mês, segundo a mesma rede social) e de outras plataformas, como o Twitter.

"Ainda assim, não esperávamos bater o recorde da Índia", um país de 1,2 bilhão de habitantes e mais do que o dobro de pessoas conectadas à internet que o Brasil, acrescentou Magrani. Os candidatos que reuniram mais menções no Facebook durante a campanha brasileira foram precisamente os que passaram ao segundo turno: a presidente Dilma Rousseff, do PT, e Aécio Neves, do PSDB.

Em terceiro lugar figura Marina Silva (PSB) e mais atrás Luciana Genro (PSOL), que também ficaram em terceiro e quarto lugar na votação, respectivamente.

"O Facebook sabe que política e eleições são temas que interessam muito ao seu público", comentou o funcionário, acrescentando que a rede social se transforma em uma segunda tela onde os usuários comentam em tempo real o que estão vendo na televisão.

Os debates eleitorais anteriores ao primeiro turno tiveram mais de 20 milhões de interações entre os brasileiros. Segundo Magrani, o interesse pela política não ocorre apenas no Brasil: um relatório da empresa do fim do ano passado apontou que os temas mais comentados no planeta naquele ano foram o papa Francisco, eleições e o "bebê real", o primogênito dos duques de Cambridge. "No Facebook temos inclusive uma equipe global que trabalha acompanhando as campanhas eleitorais no mundo", disse Magrani. [Da AFP]