Rede sem anúncios Ello vai oferecer serviços pagos para usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/10/2014 às 10:37

Rede social vai sobreviver com o modelo "freemium". (Divulgação). Rede social vai sobreviver com o modelo "freemium". (Divulgação).

Após as mudança de algorítimos no Facebook (que aumentaram o apelo por publicidade e posts pagos) e com o fim oficial do Orkut, uma nova rede social começa a chamar atenção na internet. A Ello é uma iniciativa privada construída por e para designers gráficos e programadores e que ganhou, recentemente, uma versão pública.

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A promessa da ferramenta é, ao contrário de outras mídias sociais, não utilizar os dados dos usuários para vender e exibir propagandas. Contudo, outras redes sociais começaram sem oferecer propagandas e mudaram de estratégia a partir do aumento de demanda.

Em sua defesa, Ello informou que foi concebida a partir do discurso de não ter anúncios e que poderá lucrar com a venda de recursos diferenciados para os perfis de usuários. Assim, em vez de ganhar com cliques, a intenção é criar opções de personalização pagas.

Disponível apenas no idioma inglês, é preciso receber um convite para entrar na ferramenta. O visual, em preto e branco, busca a simplicidade e traz algumas funções conhecidas de outras redes sociais como o uso do @ para citar uma pessoa. Há duas formas de classificar os perfis que você segue. A primeira é chamada de "Friends", utilizada para colocar as pessoas ou páginas mais próximas. Já a "Noise" é voltada para outros perfis menos prioritários.

A rede está disponível somente via web, mas os desenvolvedores pretendem disponibilizá-las em versão mobile para sistemas Android e iOS. Atualmente, não há recursos básicos como bloqueio de usuários, centro de notificações de mensagens e algumas integrações com outras redes como o Instagram, Vimeo, Youtube etc. Esses itens estão na lista de recursos a serem implementados futuramente.