Microsoft disponibiliza versão beta do Windows 10 para download

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/10/2014 às 13:53

O Windows 10 está recebendo bastantes elogios até aqui. (Foto: Divulgação). O Windows 10 está recebendo bastantes elogios até aqui. (Foto: Divulgação).

A Microsoft disponibilizou o download da versão beta do Windows 10, chamada de Technical Preview. O sistema operacional traz novidades como a volta do menu Iniciar e uma melhor experiência para quem usar mouse e teclado.

Para fazer download basta fazer login no site Windows Insider Program. O usuário irá participar de um grupo que irá enviar feedbacks para a empresa como forma de melhorar o sistema. A Microsoft indica instalar o novo Windows em um segundo computador, ou seja, aquele que você não usa com frequência.

Isto por que a versão de testes ainda trará muitos bugs (afinal, é para isso que serve a fase beta). Existem duas versões, uma de 32 e outra de 64 bits, disponível em quatro idiomas (inglês, inglês britânico, chinês e português brasileiro). O arquivo baixado é um .ISO, o que indica que você pode gravar em um DVD e instalar em outra máquina.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=84NI5fjTfpQ

O que muda no Windows

Nesta fase Preview já será possível matar a saudade do menu Iniciar, que foi tirado do Windows 8. Ele retorna com mais funcionalidades, como a configuração rápida dos blocos dinâmicos, inclusão e retirada de aplicativos e atalhos para pessoas, sites e programas.

Outra novidade é que os aplicativos da Windows Store abrem, agora, no mesmo formato dos programas da área de trabalho (desktop). Eles podem ser redimensionados, movidos de lugar e têm barras de títulos na parte superior, permitindo aos usuários maximizá-los, minimizá-los e fechá-los com um clique.

Trabalhar com diversos aplicativos, ao mesmo tempo, se tornou mais fácil e mais intuitivo com os aperfeiçoamentos do Snap. Um novo layout em quadrante permite que até quatro aplicativos sejam arrastados para a mesma tela. O Windows irá mostrar outros aplicativos e programas em execução, que também podem ser arrastados e irá até mesmo fazer sugestões inteligentes para preencher espaços disponíveis na tela com outros aplicativos abertos.

O Windows 10 traz ainda a opção de criar várias áreas de trabalho, o que facilita a organização do usuário.

O Windows 10 deverá ser lançado comercialmente apenas em 2015.