Microsoft apresenta novo sistema Windows 10 com a volta do menu Iniciar

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/09/2014 às 15:37

Fotos: Divulgação. Fotos: Divulgação.

A Microsoft anunciou nesta terça (30) detalhes de seu novo sistema operacional, o Windows 10. O produto unificar plataforma dentro da empresa, o que tornará a vida do usuário mais fácil. Outra boa notícia: voltou o querido botão "Iniciar".

A Microsoft passou direto para o Windows 10. Ou seja, não existirá um Windows 9. O sistema será lançado em 2015.

O visual alia características do Windows 7 e do Windows 8, não muito popular. Agora, os aplicativos desenvolvidos com esta última versão do sistema também poderão ser visualizados na área de trabalho clássica do Windows. Antes, eles eram executados somente no formato tela cheia.

"Queremos acabar com essa dualidade. Nós procuramos achar um meio termo. Dessa forma, usuários do Windows 7 estarão mais familiarizados com a experiência nos computadores que eles têm", disse Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da empresa durante o lançamento em São Francisco.

Como já tinha sido anunciado, o Windows agora terá várias áreas de trabalho. O usuário poderá personalizar cada uma de acordo com suas preferências, por exemplo, uma área mais voltada para trabalho, outra para lazer.

Haverá um botão para o acesso fácil a essas múltiplas áreas de trabalho, mas o recurso também funcionará com as teclas Alt+Tab.

windows10-2

Menu iniciar

O menu Iniciar está de volta, mas agora mostra "azulejos" (tiles), característica marcante introduzida pelo Windows 8. Ao clicar no botão, usuários do Windows 7 ficarão familiarizados, mas ainda assim contarão com o visual dos apps Metro. Será possível organizar e personalizar esses blocos dinâmicos ou mesmo desativá-los.

Unificação

Agora tudo estará unificado. Tanto o sistema para PCs quanto para smartphones e tablets passarão a se chamar Windows 10. A companhia disse ainda que existirá uma única loja de aplicativos.

O plano ousado da Microsoft é trazer a experiência de uso para todos os dispositivos. Na apresentação eles informaram que o Windows 10 funciona em telas que variam de 4 a 80 polegadas. A empresa disse ainda que 1 bilhão de pessoas no mundo usam o sistema.

windows10-3