Foguete Proton-M é lançado na Rússia após acidente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/09/2014 às 9:59

Foto: AFP. Foto: AFP.

A Rússia lançou com sucesso neste domingo um foguete Proton-M, o primeiro após o acidente sofrido em maio por um desses dispositivos, anunciou a agência espacial russa.

O foguete Proton-M decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 00h23 (17h23 de sábado no horário de Brasília), transportando um satélite de comunicações russo, de acordo com a agência. "Às 09H26, no horário de Moscou (02H26 de Brasília), o satélite se separou da nave e foi colocado em órbita", acrescentou.

A Rússia havia suspendido o lançamento do Proton-M depois que um desses foguetes que deveria colocar em órbita um satélite de comunicações caiu minutos após a decolagem em 16 de maio.

O foguete Proton permitiu à Rússia arrecadar dezenas de milhões de dólares a cada ano com o envio de satélites ocidentais e asiáticos para o espaço. Mas a versão melhorada do Proton-M sofreu uma série de problemas técnicos que prejudicaram sua reputação, até então considerada confiável para estas missões, menos caras do que os foguetes americanos e europeus. [Da AFP]