Site denuncia partidos e políticos que sujam as ruas com propaganda

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/09/2014 às 11:14

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução.

O site LixoPolítico traz uma contribuição curiosa para as eleições 2014: a página denuncia candidatos e partidos em todo país que mais emporcalham as cidades. O cidadão indignado com a proliferação de cavaletes, cartazes e todo tipo de propaganda eleitoral nas vias públicas pode fazer sua denúncia na plataforma LixoPolítico.com

Qualquer cidadão pode enviar quantas fotos quiser da propaganda do candidato em espaço público. Basta postar via Twitter utilizando #lixopolitico + (Estado e número do candidato), ex: #PE00. O mesmo vale para o Instagram. Ou ainda diretamente no site LixoPolítico.com utilizando celulares, tablets e PC.

O projeto foi idealizado pelos empresários da área de Tecnologia, José Octávio de Castro Neves Jr, Fabrício Silveira e Gabriel Verta, que decidiram criar a plataforma cansados de ver tanta propaganda causando poluição visual pelas ruas. "Decidimos criar um ambiente digital onde as pessoas podem denunciar, fiscalizar e compartilhar como estão agindo os candidatos e partidos. Além dos rankings em tempo real, após as eleições vamos compilar todas as denúncias e divulgar. Queremos iniciar uma discussão referente ao impacto disso no meio ambiente e a legalidade dessa divulgação política", explica Neves Jr.

As denúncias são anônimas e todas as fotos enviadas ao site LixoPolítico.com são verificadas. Apenas as que são validadas pela equipe da plataforma são publicadas. Com apenas 15 dias no ar, o LixoPolítico.com já contabiliza mais de 2 mil fotos/denúncias, o que representa quase 1% do universo de 24.330 mil candidatos que concorrem a cargos no país inteiro. "O LixoPolítico.com é um movimento apartidário e o meio digital de mostrarmos aos políticos que não seremos mais permissivos, ao nos depararmos diariamente com tanta propaganda eleitoral nos espaços públicos".