Conheça a Ello, nova rede social que é livre de anúncios e gratuita

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/09/2014 às 16:50

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A nova rede social Ello tem uma proposta ousada: será totalmente livre de anúncios, para sempre! E gratuita. O site lançou uma espécie de manifesto que coloca todas as outras redes em um mesmo bolo.

Redes populares como Facebook, Twitter, Foursquare e outras usam todas as informações postadas como usuário como dados, que são vendidos aos anunciantes. É uma contrapartida para a gratuidade do serviço. E é por essa razão que vemos publicidade direcionada e específica: nós fornecemos detalhes sobre nossa vida e gostos e em troca recebemos anúncios.

O Ello promete livrar o usuário desse sistema tão criticado por quem se importa o mínimo com privacidade.

Lançado em março, o Ello apenas agora inicia uma campanha massiva na internet. São 4 mil novos registros por dia. Como ainda está em fase beta, apenas usuários convidados podem participar.

Um dos motivos da popularidade recente foi graças a drag queen RuPaul, que divulgou a rede após fazer críticas ao Facebook em relação a nomes alternativos.

A rede é conhecida pelo visual minimalista. (Divulgação). A rede é conhecida pelo visual minimalista. (Divulgação).

A comunidade LGBT protestou contra a decisão do Facebook de banir drag queens por usarem seus nomes artísticos. Com isso, diversas delas passaram a adotar o Ello e fazer militância pelo seu crescimento.

Mas não é apenas por isso que o Ello está conseguindo reunir um grande número de interessados. Como não tem publicidade sua navegação é mais fluida e a interface mais intuitiva. Basicamente temos uma barra lateral direita com postagens (fotos, textos, vídeos) e uma à esquerda com informações pessoais.

O fundador da rede, Paul Budnitz, ainda não divulgou como pretende rentabilizar o Ello. No entanto, vale lembrar que a publicidade não é a única opção para tornar uma rede lucrativa. O site pretende vender recursos extras e ferramentas adicionais para usuários pagantes.

Por enquanto, a rede aceita apenas com convite, mas é possível se inscrever para ficar na lista de espera.

Popularidade teria começado após post da drag RuPaul contra o Facebook. (Divulgação). Popularidade teria começado após post da drag RuPaul contra o Facebook. (Divulgação).