Casamentos high tech têm alianças USB, decoração de Minecraft e app próprio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/09/2014 às 12:18

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A tecnologia já ajuda os noivos com aplicativos e aparatos modernos de som e iluminação. Mas e que tal trazer o estilo geek como mote? É também possível usar a tecnologia para tornar a festa menos formal e mais divertida, sem aquele aspecto suntuoso dos eventos tradicionais que todo mundo conhece. O Wedding Code, evento que acontece desta quinta (25) até domingo no Rio Mar Shopping, no Recife, quer propor esse novo olhar para a mais tradicional das festas.

Entre as novidades já incorporadas por muitos casamentos recentes estão as filmagens por drones, coberturas nas redes sociais, aplicativos do próprio casamento e gravatas eletrônicas.

Um casamento decorado como Minecraft. (Foto: Reprodução/Goodness.com). Um casamento decorado como Minecraft. (Foto: Reprodução/Goodness.com).

Uma das maiores tendências é a criação de um aplicativo próprio para reunir todas as informações do casamento, como mapa através de geolocalização, vale-presentes, lista de casamento, biografia dos noivos, jogos, tudo reunido em um mesmo espaço. A Heineken foi uma das que já perceberam esse movimento e criaram um app próprio que ajuda a calcular a quantidade certa de cerveja e gelo para o bar do casório.

A tradição de vender pedaços da gravata para ajudar na lua de mel dos noivos ganhou uma nova versão com a gravata eletrônica, onde os convidados podem doar quantias através do cartão de crédito ou débito ou apenas encostando o aparelho através da tecnologia NFC.

Outra novidade são as alianças com motivos geek, como entradas USB e com artes inspiradas em Star Trek e Star Wars. Há até decoração inspirada em Lego e Minecraft. "As pessoas com um estilo mais alternativo não costumavam fazer festa, mas agora o casamento perdeu o aspecto formal para se tornar uma celebração com o estilo de cada um", explica Taciana Galvão, coordenadora do evento. Sem a rigidez da tradição religiosa, a criatividade passou a pautar os casórios. "Hoje as pessoas se casam bem mais tarde e bancam as próprias festas. Antes eram os pais dos noivos que pagavam e as pessoas eram mais jovens. Neste novo momento, os noivos pagam a festa do próprio bolso e fazem com a cara do casal", disse.

No Brasil pelo menos 19 mil casamentos civis são registrados por semana e, segundo o IBGE, há 77 milhões de solteiros. É um mercado em expansão cheio de oportunidades para empresas que queiram investir em inovação.

Veja mais imagens de casamentos geek/high tech.

Foto: Reprodução/WeddingSpecialists.com. Foto: Reprodução/WeddingSpecialists.com.

Foto: Reprodução/XciteFun. Foto: Reprodução/XciteFun.

Foto: Reprodução/StarWars Wikia. Foto: Reprodução/StarWars Wikia.

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução/marriedbyjosh.com. Foto: Reprodução/marriedbyjosh.com.

Foto: Reprodução/Buzzfeed.com. Foto: Reprodução/Buzzfeed.com.

Foto: Reprodução/Mashable.com. Foto: Reprodução/Mashable.com.