Telefónica compra GVT por 9,3 bilhões de dólares

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2014 às 10:14

Mercado de telecom no Brasil passa por mudanças. (Foto: Divulgação) Mercado de telecom no Brasil passa por mudanças. (Foto: Divulgação)

O grupo francês Vivendi anunciou nesta sexta-feira que o conselho da empresa autorizou a venda da filial brasileira GVT para a espanhola Telefonica. O acordo envolveu dinheiro e ações no valor de cerca de 7,2 bilhões de euros (9,29 bilhões de dólares).

"Ao seguir a opinião favorável das instâncias representativas dos funcionários, o conselho de administração da Vivendi autorizou a assinatura com a Telefonica do acordo definitivo relativo à aquisição da GVT, sua filial brasileira com participação de 100%", afirma um comunicado do grupo.

O acordo definitivo foi assinado na quinta-feira, segundo a empresa francesa. A Telefonica pagará 4,66 bilhões de euros em dinheiro. "A Vivendi receberá 7,4% do capital da Telefonica Brasil, que tinha valor na Bolsa de 2,02 bilhões de euros em 18 de setembro, e 5,7% do capital da Telecom Italia, cujo valor na Bolsa era de 1,01 bilhão de euros em 18 de setembro", destaca o comunicado.

A operação deve ser concluída durante o primeiro semestre de 2015. A transação está sujeita à aprovação regulatória no Brasil. [Com AFP]