Lançamento do iPhone 6 foi marcado por filas, histeria e protestos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2014 às 12:23

Fila para comprar iPhone deu voltas em Hong Kong. (Fotos: AFP). Fila para comprar iPhone deu voltas em Hong Kong. (Fotos: AFP).

O novo iPhone 6 começou a ser vendido nesta sexta (19) em diversos países do mundo. Por causa do fuso-horário, consumidores em cidades da Ásia e Oceania foram os primeiros a receber o aparelho. Todo o espetáculo que envolve o lançamento do smartphone se repetiu: longas filas, histeria e protestos.

Um grupo em Hong Kong colocou um gigantesco cartaz na fachada de um prédio para protestar contra a situação degradante dos funcionários que trabalham montando iPhones no Sudeste Asiático. Chamando o aparelho de "iSlave" (iEscravo), os manifestantes alertavam contra o desrespeito aos direitos humanos em fábricas onde o produto é montado. Outros protestos estão organizados para acontecerem ao longo de toda esta sexta, como Los Angeles, São Francisco e Estocolmo.

O recorde de espera foi da Austrália, primeiro país a receber o aparelho. Jovens em Sidney ficaram 10 dias na fila para comprar o produto. E o primeiro comprador do país deixou o celular cair no chão durante uma entrevista para a TV. O público na fila reagiu com um urro de espanto seguido de gargalhadas.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2bPwfLe13Uo

O iPhone 6 ainda não tem prazo para chegar ao Brasil, mas a Apple anunciou que o aparelho chegará a 115 países até o final do ano.

Filas gigantes em Paris. Filas gigantes em Paris.

Comprados posando como "herói" por ser o primeiro da Alemanha a ter um iPhone 6. Comprados posando como "herói" por ser o primeiro da Alemanha a ter um iPhone 6.

Em Singapura até uma mulher grávida aguardou horas para comprar o aparelho (ao menos estava sentada). :) Em Singapura até uma mulher grávida aguardou horas para comprar o aparelho (ao menos estava sentada). :)

Usuária japonesa fez "orelha de coelhos" de iPhones. Usuária japonesa fez "orelha de coelhos" de iPhones.

Mais filas para comprar iPhone no Japão. Mais filas para comprar iPhone no Japão.

Um dos primeiros usuários do iPhone em Tóquio. Um dos primeiros usuários do iPhone em Tóquio.

Fila para comprar iPhone deu voltas em Hong Kong. (Fotos: AFP). Fila para comprar iPhone deu voltas em Hong Kong. (Fotos: AFP).

Protestos em Hong Kong. Protestos em Hong Kong.

Manifestante comparou montadores de iPhones a escravos. Manifestante comparou montadores de iPhones a escravos.

A fila dando voltas em Hong Kong. A fila dando voltas em Hong Kong.

"iSlave 6" diz o cartaz em Hong Kong. "iSlave 6" diz o cartaz em Hong Kong.

Filas de consumidores em Paris. Filas de consumidores em Paris.