Facebook quer parar de mostrar posts velhos na timeline do usuário

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2014 às 11:51

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Facebook anunciou que fará novas mudanças em sua timeline. A ideia da rede agora é mostrar conteúdo mais relevante e que estão tendo mais repercussão. Isso pode significar o fim dos posts velhos na página principal.

A mudança chega após diversas reclamações dos usuários. Atualmente o Facebook mostra posts aos usuários baseados em interações. Isso nem sempre reflete os assuntos mais comentados e ainda gera excesso de informação ao tornar confusa a cronologia dos acontecimentos.

Disse o Facebook em seu blog oficial: "ouvimos o feedback de pessoas que diziam que em alguns casos posts de um amigo ou uma página era interessante apenas em determinado momento (...) como quando assistiam ao mesmo jogo na TV ou falavam sobre o início da temporada de um programa de TV. Há casos em que um post de dois ou três dias atrás não é mais relevante."

Agora, o Facebook vai se basear em dois fatores para exibir os posts: em primeiro lugar serão os Trending Topics, ou seja, os assuntos mais relevantes naquele momento em que você acessa a rede. Em segundo, as interações.

Ou seja, será bem provável que posts que falam de um debate na TV aparecerão na timeline enquanto ainda estiver rolando. O Facebook também vai analisar quando pessoas curtirem ou comentarem em um post para entender se ele é interessante naquele momento apenas ou de uma forma duradoura.

O algoritmo que determina o que aparece na timeline do Facebook é apontado como um dos principais causadores do excesso de informação dos dias atuais. Ainda há esperança que essas mudanças tragam impacto real para os usuários da rede.