Atualização do iOS 8 pode deixar iPhone 4S e iPad 2 mais lentos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/09/2014 às 9:27

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Baixar o iOS 8 no iPhone 4S e no iPad 2 pode não ser uma boa ideia. Essa é uma conclusão do blog Ars Technica, citado pelo Gizmodo. Com um hardware bem inferior aos seus irmãos mais recentes, esses dispositivos podem ficar mais lentos ao tentar rodar novos recursos do sistema operacional.

O Ars Techica disse em seu review que o iPhone 4S tem um quarto do desempenho do iPhone 5S e ainda menos na comparação com os novos iPhones 6. Por isso, aplicativos do iOS 8 poderão demorar até 50% mais lentamente, além de travarem. No iPad 2, a lentidão pode chegar a 70%.

LEIA MAIS

iOS 8 preza pelas funcionalidades

Os dois aparelhos foram lançados em 2011 e são os últimos dos compatíveis com o iOS 8 que ainda possuem tela de 3,5 polegadas. Por isso, diversas modificações no sistema operacional para apps maiores ficam comprometidos nesses dispositivos mais velhos.

Além disso, novos recursos como Touch ID, AirDrop, API Metal (para gráficos), Saúde e outros, consomem muito hardware. O Ars Techica lembra que o ideal deveria ser esperar uma atualização de ajuste, o iOS 8.1. A Apple deverá resolver esses problemas de desempenho para aparelhos mais antigos, assim como vez com o iOS 7.1.

Mas, claro, que quiser testar na prática as advertências daqui, o iOS 8 está disponível desde ontem (17). O download pode ser feito diretamente do aparelho ou pelo iTunes.