Robô gigante YuMi trabalha em colaboração com humanos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/09/2014 às 11:30

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A empresa suíça ABB apresentou o novo robô YuMi, desenvolvido para atender as necessidades da indústria de eletrônicos e de automóveis. Ele é um gigante amigável de dois braços formatado para trabalhar em parceria com humanos.

YuMi é a abreviação para ‘you and me’ (você e eu) e foi feito para trabalho colaborativo, o que não é comum em se tratando de robôs gigantes de fábricas. Os dois braços macios e acolchoados do robô, combinados a uma tecnologia de sensoriamento de força, garantem a segurança dos colegas de trabalho humanos, segundo a ABB.

Capaz de manusear tudo, desde as peças delicadas e precisas de um relógio de pulso mecânico até componentes usados em celulares, tablets e PCs, YuMi age com grande precisão. "YuMi mudará muitos conceitos da humanidade sobre processos de fabricação e industriais", disse Pekka Tiitinen, responsável da divisão de Discrete Automation and Motion, por e-mail.

YuMi será lançado comercialmente em 13 de abril de 2015, na Hannover Messe na Alemanha, a maior feira de tecnologia industrial do mundo.