Evento no Recife traz boas ideias em tecnologia e educação

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/09/2014 às 15:30

Thiago Feijão é um dos destaques. (Foto: Divulgação). Thiago Feijão é um dos destaques. (Foto: Divulgação).

Acontece no Recife a nova edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O evento será realizado entre a próxima quarta (17) e sexta (19) no Centro de Convenções. Entre os convidados deste ano estão o o criador do site Caindo no Brasil, Caio Dib; o fundador do Qmágico, plataforma de monitoramento de estudos, Thiago Feijão e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcos Cavalcanti, do blog Inteligência Empresarial.

Um dos destaques é a presença de Thiago Feijão. Ele é criador da plataforma QMágico, que ajuda no monitoramento dos estudos, com gráficos que mostram a evolução do estudante (com indicações de quais os pontos a melhorar). O site integra estudantes, professores e gestores de ensino. Aos 24 anos, Thiago é aluno de engenharia mecânica do ITA, já trabalhou em banco de investimento e foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento. Thiago realiza o minicurso "Vida Virtual na Educação: Tecnologia para personalização do aprendizado", na quinta-feira (18), entre 14h e 17h45.

Já Caio Dib (SP), criador do site "Caindo no Brasil", fala de sua experiência em 5 meses e meio em viagens pelo país. Foram mais de 17 mil quilômetros de ônibus e quase 60 cidades visitadas. Após conhecer as realidades educacionais de diversas áreas, Caio iniciou, em São Paulo, o projeto "Transform + ação", que busca fomentar modificações no bairro, através de mapa digital. A ação, coordenada por Caio Dib, é realizada por cerca de 15 estudantes de uma escola privada do bairro do Paraíso. Caio está negociando expansão do projeto para o Recife.

Apresenta duas palestras na sexta-feira (19): "Desenvolvimento de Habilidades não-cognitivas com tecnologias na educação", das 8h15 às 9h45 e "Desafios e Soluções Criativas no Uso das Tecnologias no Processo Educativo, ao lado de Érico Andrade (professor de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco), das 10h30 às 12h. Mais informações no site.