NSA possui acesso clandestino à operadoras de telefonia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/09/2014 às 11:20

Novas denúncias agora fazem referências à operadoras. (AFP). Novas denúncias agora fazem referências à operadoras. (AFP).

Mais uma denúncia relacionada à Agência de Segurança Nacional (NSA) americana e os serviços de inteligência britânicos. Segundo uma matéria desse domigo da revista alemã Der Spiegel, esses orgãos possuem um acesso clandestino às redes de várias operadoras de telefonia.

Segundo a publicação, que se baseia em documentos fornecidos pelo ex-analista Edward Snowden, um programa da NSA chamado "Mapa do tesouro" possibilita o acesso à rede da Deutsche Telekom e de outros pequenos operadores, o que permite o acesso aos dispositivos conectado à internet como telefones celulares, computadores ou tablets dos usuários.

O programa, descrito como "Google Earth da internet" serve para "planejar ataques cibernéticos e espionar a rede", indica o Der Spiegel, que não obteve reação oficial da NSA nem do GCHQ, o serviço britânico de escutas telefônicas.

"Um ataque cibernético como este viola claramente a lei alemã", afirma Christian Steffen, diretor da operadora de telefonia Stellar. Avisados pela revista, nem Deutsche Telekom nem a operadora regional NetCologne detectaram nada de suspeito até agora. Mas, de acordo com o chefe da segurança da Deutsche Telekom, Thomas Tschersich, "o acesso de serviços secretos estrangeiros à nossa rede seria totalmente inaceitável."

"Estamos investigando todas as pistas de possíveis adulterações. Sobre esta questão, já alertamos as autoridades", declarou Tschersich, citado pelo jornal. [Da AFP]